A Medicina Esportiva é uma especialidade médica que tem como objetivo investigar a influência do exercício, do treinamento e do esporte sobre as pessoas sadias ou doentes, com a finalidade de prevenir, tratar e reabilitar.
As principais doenças tratadas por esses profissionais são:
Fraturas por stress
Esse tipo de fratura vem crescendo muito no meio esportivo e sua maior incidência é em atletas e corredores. É caracterizada pelo desgaste ósseo que ocorre devido à sobrecarga e exercícios repetitivos de grande intensidade.
Overtraining
É o resultado de um treinamento exagerado, sem que o corpo tenha tempo suficiente para se recuperar entre um treino e outro. Isto envolve a sobrecarga de peso ou de intensidade, excesso de estímulo ou repetição e frequência de treinos, ou ainda, um aumento brusco da intensidade ou da frequência dos treinos.
Lesões articulares
Podemos listar dois tipos principais de lesões articulares. A contusão, que é resultado de um forte impacto e que pode causar uma lesão nos tecidos moles da superfície, nos músculos, nos tendões ou ligamentos articulares. E a luxação, que é o deslocamento de um ou mais ossos de uma articulação devido a uma força brusca que atua direta ou indiretamente numa articulação, empurrando o osso para uma posição anormal.
Lesões musculares
É resultante de um esforço extremo realizado pelo músculo em questão. Ela pode ser um simples estiramento, com uma pequena ruptura de fibras musculares, ou então um rompimento parcial ou completo na junção músculo-tendão.
Clínica especialista em medicina esportiva no Jardim Paulista
Clínica especialista em medicina esportiva nos Jardins