Home » Artigos » 5 dicas para cuidar melhor das articulações e prevenir dores

5 dicas para cuidar melhor das articulações e prevenir dores

As articulações são as estruturas que conectam os ossos do nosso corpo, protegendo-os contra atritos e possibilitando a movimentação. Elas estão presentes desde o crânio até os dedos dos pés, sendo que os incômodos mais comuns se manifestam na região dos quadris, dos ombros, dos joelhos, dos pulsos e dos cotovelos. No conteúdo de hoje você vai conhecer as principais dicas para cuidar melhor das articulações e prevenir dores!

 Estamos falando de estruturas sensíveis, que podem sofrer várias lesões e precisam ser protegidas contra desgastes. O cuidado adequado não contribui somente para a prevenção de dores e incômodos, mas também para evitar problemas como a artrite e a artrose. Confira 5 atitudes essenciais!

1 – Mantenha uma alimentação saudável

O excesso de gordura no organismo sobrecarrega as articulações, favorecendo o seu desgaste e a ocorrência de lesões. A quantidade exagerada de ácidos, por sua vez, também causa inflamações e prejudica essas estruturas, sendo fundamental investir em uma dieta saudável e equilibrada em todos os sentidos.

2 – Se movimente ao longo do dia

Outro fator de risco é se manter parado na mesma posição, o que acontece em grandes períodos do dia a dia (durante a jornada de trabalho, por exemplo). A falta de movimentos enferruja as articulações e as torna mais rígidas, deixando-as mais propensas a lesões durante alguma movimentação.

Faça pausas durante o trabalho para se alongar e andar pelo ambiente. Faça caminhadas e atividades que exercitem a sua mobilidade – como danças ou pilates, por exemplo. Assim, você estimula a amplitude dos movimentos e preserva a saúde das articulações.

3 – Fortaleça sua musculatura

Os músculos têm um papel fundamental na proteção das articulações, devendo ser fortalecidos e preservados para garantir o nosso bem-estar. Procure atividades que favoreçam a massa muscular e consulte um especialista para avaliar as suas particularidades, praticando os exercícios com segurança e respeito por possíveis limitações. Algumas das atividades mais comuns nesse cenário incluem a natação e a hidroginástica.

4 – Cuide do seu emocional

A saúde mental também faz toda a diferença para a proteção das articulações, sendo que as as emoções negativas – como o estresse e a ansiedade – favorecem a sua tensão e o seu desgaste. É fundamental cuidar da nossa qualidade de vida de forma integral, tentando evitar a sobrecarga de atividades, valorizar os momentos de descanso e prazer e procurando ajuda para cuidar do emocional, se necessário.

5 – Tome cuidado com a postura corporal

Assim como ficar parado na mesma posição é prejudicial para as articulações, a postura inadequada também as sobrecarrega, influenciando na capacidade de movimentação. Mantenha a coluna ereta e apoiada ao se sentar, permanecendo com os dois pés bem apoiados no chão.

Cuidado para não manter os ombros, braços ou o pescoço tensionados, adequando a altura do mobiliário e do computador, por exemplo. A postura ereta ao caminhar também é essencial.

Essas foram as nossas dicas para cuidar melhor das articulações e evitar dores. Se ficou com alguma dúvida – ou se já sente dor nessas regiões – não deixe de entrar em contato e agendar uma consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.