Na clínica ortopédica Instituto Salute você encontra especialista em quadril, que é responsável por cuidar e analisar qualquer alteração que envolva essa região, que é composta por três ossos: ísquio, púbis, e ílio, que juntos formam a pelve, da qual fazem parte o osso sacro e o cóccix, além dos sete ligamentos que formam a articulação da região.
Algumas das doenças relacionadas ao quadril são adquiridas devido a alterações dos ossos ainda na infância. Outras são desenvolvidas por processos inflamatórios no local, tais como a bursite e a artrite. Existem ainda os casos mais agudos, como nos casos de fraturas.
O paciente deve procurar uma clínica ortopédica especializada em quadril ao perceber qualquer alteração na região. Dentre alguns sintomas gerais que envolvem quadros de alterações físicas nesta área estão: a dor no local, o inchaço e a dificuldade de realizar alguns movimentos simples como sentar e levantar de uma cadeira.
Podemos citar entre as principais doenças que envolvem o quadril: artrite, artrose, fraturas por estresse, fratura no cóccix, luxação, tendinite e bursite.
Conheça mais sobre as doenças que envolvem o quadril
Sabemos que o quadril é uma das maiores articulações do corpo e permite movimentos, isolados ou combinados, em muitas direções. Sua estrutura óssea é composta pela cabeça femoral e pelo acetábulo.
O acetábulo é formado pela junção de três ossos (ilíaco, ísquio e púbis) e tem parte de sua superfície interna recoberta por cartilagem, tecido especializado que possui características de baixo atrito para o fácil deslizamento das superfícies.
O lábio acetabular é uma estrutura que contorna o rebordo ósseo do acetábulo e é responsável por auxiliar na estabilização articular e na distribuição adequada da pressão sobre a cabeça femoral e o acetábulo.
Toda a articulação do quadril é envolvida pela cápsula articular, estrutura que auxilia na estabilidade do quadril. Dentro dela está a membrana sinovial, que é responsável por produzir o líquido que lubrifica e nutre a cartilagem.
O trabalho harmônico de toda essa estrutura é fundamental para o funcionamento perfeito do quadril. E, qualquer situação que dificulte esse trabalho em conjunto pode resultar em uma variedade muito grande de sintomas como a dor, a restrição de movimento ou a instabilidade.
Dito isso, chegou a hora de conhecer um pouco mais sobre as principais enfermidades que podem comprometer o quadril e que são tratadas por essa clínica ortopédica localizada nos Jardins.
Artrose
A artrose do quadril é a lesão avançada da cartilagem do quadril associada com alterações ósseas. Os principais sintomas são dor, limitação das atividades diárias e também limitação do movimento.
Apesar de a artrose do quadril ser relacionada ao envelhecimento, o início do desgaste também pode ter a ver com outros fatores como: alterações mecânicas (sequela de fraturas, impacto femoroacetabular, malformações congênitas – displasia do desenvolvimento do quadril ou luxação congênita do quadril), com doenças inflamatórias (artrite reumatóide, espondilite anquilosante e lúpus) ou com doenças metabólicas (hipotireoidismo e síndrome metabólica).
O tratamento pode ser conservador ou cirúrgico, dependendo de cada caso.
Necrose da cabeça femoral
A cabeça femoral recebe vasos sanguíneos responsáveis pela sua nutrição, que podem ser rompidos (nos casos de trauma e fratura do colo do fêmur) ou ocluídos por coágulos ou êmbolos de gordura. Isso resulta no infarto da cabeça femoral e a morte das células ósseas.
A principal queixa dos pacientes é dor que pode localizar-se na virilha, região glútea, coxa ou joelho.
Impacto femoro acetabular ou Lesão Labrum
O impacto femoro acetabular ou lesão Labrum, é quando ocorre uma ou mais alterações na forma do quadril, que podem ser do tipo CAME, PINCER ou uma combinação deles. Essas alterações ósseas podem provocar um contato anormal entre o colo femoral, o rebordo acetabular e lábio acetabular, causando danos à cartilagem articular.
Geralmente aparece em adultos ativos, que relatam um quadro de dor na região da virilha, de início insidioso, longa duração e piora progressiva.
Tendinites dos glúteos ou Bursite Trocantérica
As tendinites dos glúteos ou bursite trocantérica é a principal causa de dor na região do quadril, que é quando ocorre a inflamação do tendão do músculo glúteo médio e/ou mínimo, associada ou não com diversos graus de ruptura.
Os principais sintomas são a dor na face lateral do quadril que piora ao levantar-se da cadeira ou da cama. Também pode ocorrer desconforto ao caminhar e para deitar/dormir de lado sobre o quadril doente.
Displasia do quadril
A displasia do quadril, conhecida pela sigla DDQ, é uma malformação da articulação do quadril em que o acetábulo apresenta formação inadequada, existindo um aumento do estresse sobre a cartilagem e lábio acetabular. Isso pode causar ruptura do lábio, lesões da cartilagem e fadiga/tendinopatias dos músculos glúteos.
Embora a DDQ seja mais frequentemente presente no nascimento, ela também pode se desenvolver durante o primeiro ano de vida de uma criança.
Dor glútea profunda ou Síndrome do Piriforme
A síndrome Piriforme é um distúrbio em que o músculo piriforme, localizado nas nádegas, irrita o nervo ciático. Os sintomas incluem dor, formigamento ou dormência nas nádegas e na parte inferior da perna, o que pode piorar depois de se sentar por um longo tempo, subir escadas, caminhar ou correr.
Os tratamentos para essa patologia incluem exercícios de alongamento, massagens, anti-inflamatórios ou cirurgia.
Pubalgia
A pubalgia é considerada um sintoma que está relacionado à dor na região do púbis, ou seja, na união dos ossos da bacia. Ela surge habitualmente associada à prática esportiva, quer seja ele lúdico ou de competição.
Caso você tenha uma doença no quadril, sempre procure por um médico capacitado.
Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica ortopédica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes.
O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.
Dr. Rodrigo Pereira Guimarães
Médico Ortopedista especialista em Quadril, pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. É Diretor da Sociedade Brasileira do Quadril (Regional São Paulo), Membro Fixo da Câmara Técnica de Implantes da Associação Médica Brasileira, Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e Coordenador do Grupo de Cirurgia do Quadril do Hospital Israelita Albert Einstein.