As fraturas dos dedos são muito frequentes na rotina de consultório. Geralmente, ocorrem após um trauma domiciliar em móveis e portas ou após a queda de algum objeto pesado.
Os dedos dos pés são formados por ossos denominados falanges. Estes ossos quando se partem causam inchaço do dedo, hematoma (dedo roxo) e, em alguns casos, o dedo pode deformar e perder seu alinhamento natural.
No tratamento inicial o paciente deve procurar o pronto atendimento de um hospital para avaliação rápida após o trauma e realizar radiografias para identificar a fratura. Quando há deformidade (dedo torto) muitas vezes é necessária a redução da fratura e realinhamento do dedo.
No primeiro atendimento o dedo é imobilizado, realizando uma esparadrapagem com o dedo adjacente. Esta etapa visa manter o alinhamento do dedo e aliviar os sintomas dolorosos. O tratamento cirúrgico nestes casos não é comum.
No acompanhamento clínico, a imobilização é trocada por sapatos ou sandálias de solado rígido, o que possibilita o paciente andar e ao mesmo tempo proteger a fratura durante o período de consolidação.
Artigo escrito pelo Dr. Noé De Marchi Neto
Médico Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo