Home » Especialidade » Pé e Tornozelo » Fraturas » Fratura do tornozelo

As fraturas dos tornozelos são muito comuns no dia-a-dia. Podem ser divididas em fraturas maleolares (mais comuns) e fraturas do pilão tibial.

As Fraturas maleolares ocorrem devido a traumas que envolvem rotação (torção) do pé e do tornozelo, já as fraturas do pilão estão associadas a quedas de altura com impacto de maior energia.

Estas fraturas causam grande limitação para o paciente e, se não tratadas adequadamente em um curto período de tempo, já podem trazer sequelas sintomáticas como a limitação de movimento, dificuldade para andar e artrose do tornozelo.

Fraturas periféricas da articulação e com pouco desvio podem ser tratadas de maneira conservadora, para isto é necessário imobilizar a articulação e restringir a descarga de peso.


Casos onde há desvio dos fragmentos e perda do contorno articular é recomendado o tratamento cirúrgico para restabelecer a anatomia da articulação, visando manter sua função sem limitação no futuro.

Independentemente do tratamento é necessário aguardar a consolidação óssea e fazer uma reabilitação adequada com ganho progressivo de mobilidade, fortalecimento muscular e treino de marcha.

Artigo escrito pelo Dr. Noé De Marchi Neto

Médico Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo

Blog e Notícias

Se você enfrenta dores ou limitações de movimento no punho, a Artroscopia pode ser a solução ideal. Este procedimento minimamente invasivo...

Postado em: 04-03-2025

A ruptura do menisco medial é uma das lesões mais comuns no joelho, afetando desde atletas até pessoas que realizam atividades...

Postado em: 10-02-2025

A cirurgia de hérnia de disco é um procedimento indicado para pacientes que enfrentam dor crônica e limitações devido ao deslocamento do...

Postado em: 03-02-2025