Home » Especialidade » Joelho » Outras Doenças » Prevenção de lesões no joelho

Você treina na academia e se preocupa em não machucar os joelhos? Ou é Educador Físico e gostaria de saber alguns detalhes para evitar lesões nos seus alunos?

Em primeiro lugar, quais são os músculos que devemos fortalecer para proteger os joelhos. Em seguida, quais exercícios podem causar lesões.

Para protegermos nossos joelhos é fundamental músculos fortes no abdome, lombar, quadril, pelve profunda, quadríceps, posterior da coxa e panturrilhas. Ou seja, necessitamos de um fortalecimento global associado a equilíbrio muscular. Além dos músculos fortes, exercícios que treinam o equilíbrio também são importantes, pois não basta ter força em apenas alguns planos, é necessário equilíbrio, por isso a importância e eficácia de exercícios funcionais. Vale frisar que a musculatura do quadril, em especial o glúteo médio, é fundamental para o joelho, pois este é o principal estabilizador da marcha. Exercícios de Core para a musculatura pélvica profunda também são importantes para estabilizarmos e proteger nossos joelhos. 

Em relação a exercícios na academia que causam lesões, o principal causador geralmente não é o exercício em si, mas sim exercícios que o indivíduo não está preparado para realizar, gerando fadiga muscular, esforço excessivo e lesões como tendinopatias (quadríceps, patelar, pata de ganso, trato iliotibial) ou dor na articulação patelofemoral.

Vale comentar a respeito de lesões meniscais, que a partir dos 40 anos de idade, devido a processos degenerativos naturais nos meniscos, podem ocasionar lesões nessas estruturas, às vezes relacionadas a agachamentos.

Agachamentos e suas variações, leg press e a fundo, são excelentes exercícios quando realizados com a técnica correta. Porém indivíduos após os 40, 50 anos de idade, devem tomar cuidado, principalmente quando realiza o agachamento completo, com a flexão total do joelho, pois aumenta a pressão na parte traseira do menisco, e se o indivíduo já tem um processo degenerativo no menisco, em um movimento de flexão descuidado, sem a técnica correta ou com os músculos já cansados, no final do treino por exemplo, pode causar lesão no menisco.

Portanto, evitar a flexão completa nos agachamentos nesta faixa etária, é uma maneira de diminuir o risco dessas lesões. 

Blog e Notícias

A síndrome do túnel do carpo é uma condição comum que causa dor, formigamento e fraqueza na mão e no braço. Quando as abordagens de...

A Condropatia, também conhecida como condromalácia, é uma condição que afeta a cartilagem das articulações, levando ao seu amolecimento e...

A prática esportiva é fundamental para a saúde física e mental, mas também expõe os indivíduos a riscos de lesões. As Luxações em Atletas,...