O Ligamento Cruzado Anterior (LCA) é muito importante para estabilizar o joelho em situações de mudança de direção. Sua ausência, frequentemente torna o joelho instável, e a pessoa passa a sofrer torções no joelho de repetição, e acaba lesionando outras estruturas, como meniscos e cartilagem.
O intuito da cirurgia é reestabelecer a estabilidade do joelho, portanto está indicada para aqueles que apresentam instabilidade no dia a dia ou para aqueles que pretendem realizar atividades esportivas de risco. Portanto, para indivíduos jovens, a tendência é operar, e indivíduos mais velhos, com baixa demanda, que não apresentam instabilidade no dia a dia, o tratamento sem cirurgia pode ser o suficiente.
Atualmente as complicações são pouco frequentes. No passado, a rigidez era muito comum, além disso, a falha da cirurgia, infecção e lesão neurovascular eram complicações muito mais frequentes do que hoje.
Com os avanços nos dispositivos de fixação do novo ligamento, melhoria da técnica cirúrgica, mobilização precoce e evolução importante das técnicas fisioterápicas pré e pós-operatórias, a falha do procedimento, rigidez e infecção se tornaram muito pouco frequentes. Das complicações, a mais frequente é a falha da cirurgia (nova ruptura do ligamento), que ocorre em 2 a 10% dos pacientes operados.
Dentre as causas de falha, a mais frequente é o erro técnico, principalmente relacionado com o posicionamento do túnel femoral. Outras causas: fixação do enxerto inadequada, enxerto insuficiente, reabilitação inadequada, retorno esportivo antes do ideal.
Uma outra causa difícil de identificar é a falha biológica, na qual ocorre falha da integração do enxerto no túnel ósseo, ou reabsorção do enxerto na articulação. Esta causa de falha acaba sendo por exclusão, já que não há exames laboratoriais ou por imagem que comprovem que realmente ocorreu a falha biológica.
E por fim, temos a causa por novo entorse, traumática, ou seja, pelo mesmo motivo da primeira lesão. Também muitas vezes é um diagnóstico de exclusão, quando o paciente sofre novo entorse, e não são identificadas outras causas.