Você operou seu ligamento cruzado anterior, ou tem um aluno que operou, e tem dúvidas em relação aos cuidados na academia e nas atividades físicas em geral por conta da cirurgia?
Na fase inicial após a cirurgia (até o segundo mês), exercícios de cadeia cinética aberta para o quadríceps devem ser evitados, por risco de afrouxar o ligamento reconstruído.
Além disso, exercícios para treino de propriocepção devem ser realizados com muito cuidado, pois nesse período há risco de nova torção visto que a musculatura está geralmente bem enfraquecida.
Passada essa fase inicial, entre o segundo e quarto mês, liberamos exercícios de cadeia cinética aberta, e intensificamos o treino proprioceptivo. É nesse momento que muitos pacientes retornam à academia, e passam a fazer fisioterapia em associação com a academia.
Na fase final (quinto e sexto mês), é um momento de fortalecimento final e treino proprioceptivo final, sem restrições na academia, já inclusive correndo. O grande perigo dessa fase é o paciente resolver, por conta própria, realizar atividades de risco (futebol, basquete…) e sofrer novo entorse.
Existem pacientes que conseguem realizar as atividades não recomendadas sem dificuldades nas fases iniciais. O problema dessas atividades após a cirurgia é o risco de uma nova torção e nova lesão do ligamento operado. Portanto, devemos tomar muito cuidado para não lesionarmos novamente esse ligamento na fase final do tratamento.
Em síntese, é fundamental que a pessoa que operou o joelho realize exercícios regulares, pois a musculatura forte estabiliza e protege a articulação. Porém a liberação para movimentos com mudança de direção deve ser buscada em conjunto com o cirurgião e fisioterapeuta.