Apesar de existir um componente genético na progressão da artrose, existem medidas que auxiliam a diminuirmos os sintomas, surgimento e piora do desgaste das nossas articulações.
Existem 2 pilares na prevenção e tratamento da artrose:
O primeiro pilar, extremamente importante, é o controle do excesso de peso, por dois motivos. O primeiro motivo é o mais óbvio, que é o fator mecânico que o peso exerce nas nossas articulações. Quanto mais pesada a pessoa, mais sobrecarga ocorre nas articulações e aumenta a chance de desenvolvimento e progressão da artrose. O segundo motivo refere-se ao fator inflamatório que o tecido de gordura do corpo gera nas articulações. Quanto mais gordura corpórea, mais inflamação temos nas articulações, e consequentemente mais desgaste da cartilagem. Portanto, controlar o peso é algo fundamental para aqueles que estão preocupados com o surgimento ou progressão da artrose.
O segundo pilar é o controle motor, ou seja, boa força da musculatura envolvida com a articulação e bom controle proprioceptivo (equilíbrio inconsciente). Se o indivíduo tem músculos fracos, aumenta o atrito e a instabilidade articular, aumentando dor e possibilidade de progressão do desgaste. O mesmo vale para o controle proprioceptivo. Portanto é fundamental exercícios para fortalecer os músculos e treinar o equilíbrio, com exercícios de musculação, treinamento funcional, pilates, hidroginástica, etc. O importante é que a pessoa aprenda exercícios relacionados ao seu problema, e os realize de forma regular.
Vídeo sobre esse assunto, no link: https://youtu.be/QjqMUzpdCes
Artigo escrito pelo Dr. Luiz Gabriel Betoni Guglielmetti
Médico Ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho