O tratamento não cirúrgico na grande maioria das vezes é tratamento inicial da artrose. Realizado inicialmente pelo fisioterapeuta, com o intuito de fortalecer os músculos e consequentemente estabilizar a articulação e retirar a sobrecarga da mesma. Uma vez que o paciente estabilizou o joelho, e não está mais na fase de dor, a manutenção deve ser realizada com exercícios regulares com supervisão de educador físico, para manter a estabilidade do joelho e não agredir novamente a articulação.
O tratamento cirúrgico só entra em cena quando o tratamento conservador falhou, e aí sim profissionais cirurgiões de joelho como eu entram em ação, para avaliar a possibilidade e necessidade de alguma opção cirúrgica.
Dentre as opções cirúrgicas, a artroplastia total do joelho é a última linha de tratamento, com a substituição total da articulação por um implante que consiste em componente femoral metálico, componente tibial metálico, polietileno e componente patelar.
Neste vídeo, mostro com imagens, como é o passo a passo de uma cirurgia de colocação de prótese total de joelho, desde a incisão da pele até a cimentação da prótese, com o aspecto final do joelho no final da cirurgia e a radiografia final.