Home » Clínica Ortopédica

Com certeza você já deve ter se consultado em uma clínica ortopédica. De maneira geral podemos dizer que esse espaço é formado por profissionais que cuidam da saúde relacionada aos elementos do aparelho locomotor, como ossos, músculos, ligamentos e articulações.

O Instituto Salute conta com médicos ortopedistas especialistas em: Quadril, Pé e Tornozelo, Ombro e Cotovelo, Cirurgia da Mão, Joelho, Coluna, Dor Crônica e Ondas de Choque.

Quer saber mais sobre a nossa clínica e as especialidades atendidas pelos profissionais? Então continue a leitura deste artigo.

Especialidades do Instituto Salute

No Instituto Salute cuidamos da saúde do seu aparelho locomotor de forma integrada. O nosso corpo clínico é capaz de diagnosticar as diferentes patologias que afetam todas essas áreas e indicar o melhor tratamento, levando em consideração a individualidade de cada paciente.

Joelho

Um ortopedista especialista em joelho é o profissional capacitado para avaliar uma das articulações mais importantes do nosso corpo. Dentre os problemas mais comuns que podem afetar essa região estão: lesões de cartilagem, lesões do menisco e ligamentos, mais comuns em praticantes de exercícios, e as osteoartrites, famosas por seus “barulhinhos” durante os movimentos. 

A Artroscopia, em que câmeras são colocadas dentro da articulação possibilitando reparos de algumas estruturas com cortes bem pequenos, é uma das cirurgias mais comuns do joelho. Outro procedimento muito realizado é a Artroplastia, quando toda a articulação é substituída por uma prótese. 

Ombro e Cotovelo

O ombro e o cotovelo são articulações que podem sofrer diversas lesões que vão desde tendinites, epicondilites até lesões completas dos tendões e luxações. Sem esquecer das fraturas que também ocorrem nesses locais. 

Em geral, a maioria das patologias que envolvem essas áreas pode ser tratada com fisioterapia e medicamentos. Porém, quando essas medidas não são suficientes podemos optar pelo tratamento cirúrgico, que pode ser aberto ou também por via artroscópica, sendo esta última a mais comum. 

Pé e Tornozelo

O ortopedista especializado em Pé e Tornozelo pode ajudar tanto naquele momento de dor aguda, após um entorse, indicando o melhor tratamento e a reabilitação, como também para avaliar a incômoda “joanete”.

Ou seja, ele é capaz de indicar tanto um tratamento conservador, com fisioterapia e medicamentos, como saber a melhor hora de partir para uma cirurgia, como em uma fratura, lesão do tendão calcâneo entre outras lesões.

Quadril

O ortopedista especialista em quadril consegue ajudar e orientar os pacientes que sofrem de dores inconvenientes do lado da coxa, pubalgias, além de indicar cirurgia de substituição da articulação por próteses em casos de osteoartrite grave e também em casos mais agudos como as fraturas. 

Coluna

O profissional dessa área trabalha, principalmente, com a conscientização dos seus pacientes e prevenção das doenças, promovendo cuidados com a ergonomia e exercícios físicos. Na falha da prevenção, ele pode ajudar indicando tratamentos fisioterápicos, infiltrações para tratar dor crônica, cirurgias para as famosas hérnias e até as temidas artrodeses. 

Cirurgia da mão

Podemos dizer que a cirurgia da mão é uma sub-especialidade da ortopedia que trata de todas as delicadas estruturas dessa parte do corpo, como: tendões, ligamentos, ossos e nervos. 

Algumas das principais patologias que podem afetar essa região estão: tendinites, lesões complexas neuro-tendíneas e fraturas.

Dor crônica

É considerada dor crônica aquela que persiste ou recorre por mais de três meses, persiste por mais de um mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura. 

Várias são as causas da dor crônica, entre elas estão as doenças crônicas (câncer, artrite e diabetes), lesões (hérnia de disco e ligamento rompido) e várias doenças primárias (dor neuropática, fibromialgia e cefaleia crônica). 

Além de causar graves problemas ao paciente, ele ainda pode desenvolver tensão muscular, dificuldades de mobilidade, baixa de energia e perda de apetite. Fora esses fatores físicos, a dor crônica traz complicações psicológicas, como quadro de emoções fragilizadas, desenvolvendo depressão, irritação e ansiedade. 

Ondas de choque e termografia

Hoje em dia existe no mercado um aparelho que permite visualizar a dor através das mudanças de temperatura provocadas por desequilíbrios corporais. Isso é possível por meio da termografia infravermelha.

O exame é capaz de detectar inúmeras disfunções patológicas de grande importância preventiva ou de doenças já estabelecidas que podem estar relacionadas com o movimento ou não, além de auxiliar no tratamento, prognóstico e monitoramento terapêutico. Esse é um excelente método para visualizar a dor (aguda ou crônica) e entender a causa. 

As principais indicações desse exame são:

  • Avaliação funcional do sistema neurovegetativo simpático;
  • Distúrbios inflamatórios, imunológicos e hormonais;
  • Síndromes dolorosas tóraco-abdominais viscerais;
  • Ulceração em pé diabético ou úlceras de escaras;
  • Neuropatias periféricas e centrais;
  • Distúrbios microvasculares do corpo humano;
  • Dores miofasciais e neurológicas;
  • Lombocervicobraquialgias;
  • Reperfusão de órgãos transplantados, como rins, coração e fígado;
  • Avaliação e monitorização de lesão de tecidos moles: cotovelo de tenista, síndrome do túnel do carpo, miopatias, pontos gatilho e compressão de raízes nervosas;
  • Testes de drogas anti-inflamatórias e vasoativas;
  • Acompanhamento da evolução dos pés de diabéticos;
  • Lesão do esporte e do trabalho LERDORT;
  • Distúrbio de ATM;
  • Síndrome fibromiálgica;
  • Radiculopatias (hérnia de disco lombar e cervical);
  • Dores pós Acidente Vascular Cerebral (AVC);
  • Investigação de Cefaléias (Dores de cabeça);
  • Artrites, Tendinites, Bursites e Fascites Plantares.

A Terapia por Ondas de Choque (TOC) é um excelente recurso para tratamento de algumas lesões ortopédicas, como tendinites, lesões musculares, fratura por estresse, entre outras. 

Por meio do princípio da mecanotransdução, o aparelho tem ação analgésica, anti-inflamatória, aumenta vascularização local e promove cicatrização dos tecidos. Contido, é necessária uma boa avaliação para indicação do procedimento.

Conheça mais sobre o Instituto Salute

O Instituto Salute foi criado em 2019 por um grupo de ortopedistas que vislumbravam a formação de uma equipe médica multidisciplinar.

Localizado nos Jardins, o Instituto Salute fica dentro de uma clínica onde também estão dois grupos de fisioterapia (ITC Vertebral e Instituto Trata) e um grupo de Pilates. Todos atuam de forma integrada, facilitando a comunicação entre os profissionais envolvidos no tratamento dos pacientes. 

O objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e conforto em todas as esferas relacionadas ao tratamento.

Agora que você já sabe quais as atuações de uma clínica ortopédica, não deixe de agendar uma consulta com um dos especialistas do Instituto Salute para tirar dúvidas sobre o melhor tratamento para o seu problema.

Blog e Notícias

Os Meniscos são estruturas fibrocartilaginosas que funcionam como amortecedores no joelho, distribuindo o peso do corpo durante atividades como...

Postado em: 11-11-2024

Se você está sofrendo de sintomas como dor intensa, formigamento ou fraqueza devido à Hérnia de Disco, e os tratamentos conservadores não...

Postado em: 04-11-2024

A Artroplastia Total do Quadril é uma intervenção cirúrgica que pode mudar sua vida, aliviando dores articulares crônicas e restaurando a...

Postado em: 14-10-2024