Tendão de Aquiles: quais os sintomas que indicam ruptura?
Postado em: 26-10-2022
A ruptura do tendão de Aquiles (calcanhar) é uma lesão que afeta a parte de trás da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto. A lesão é geralmente seguida por dor extrema e incapacidade de utilizar a metade inferior da perna, até mesmo para andar.
Dor e inchaço perto do calcanhar, acompanhado ou não de hematoma são sinais comuns desse tipo de trauma. Pode ocorrer ainda incapacidade de dobrar o pé para baixo ou ficar na ponta dos pés. Se você sentir algum desses sintomas, consulte um ortopedista.
Essa lesão geralmente ocorre na região do tendão que é menos vascularizada, no ponto em que se liga ao osso do calcanhar. Este local é predisposto à ruptura porque fica com menor fluxo de sangue, prejudicando a cicatrização.
Muitas vezes, as lesões são causadas pelo acréscimo repentino de estresse no tendão de Aquiles, como:
▶️ Aumento da intensidade no esporte (treino ou competição);
▶️ Pisar em um buraco;
▶️ Fraqueza muscular ou degeneração tendinosa.
O melhor tratamento para um tendão de Aquiles lesionado depende da idade do paciente, nível de atividade e gravidade da lesão. Em geral, jovens e pessoas ativas optam pela cirurgia para reparar a ruptura, enquanto os pacientes mais velhos são propensos a optar por tratamento não cirúrgico.
O Instituto Salute é voltado ao atendimento ortopédico de excelência, com corpo clínico qualificado em todas as especialidades!
Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde também realizou seu mestrado e doutorado.
Completou sua residência em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo, onde realizou sua especialização. É pós-graduado pela Harvard Medical School. Pós-doutorado finalizado em 2022, com o tema Ligamento Cruzado Anterior, pela Santa Casa de São Paulo.
Registro
CRM SP 117180