Você sabe o que é osteotomia?
Postado em: 01-12-2022
Osteotomia é um procedimento que visa modificar o local onde o peso do corpo se transfere para o joelho, por meio de uma técnica que faz um “corte ósseo”, no fêmur ou na tíbia e até mesmo em ambos, dependendo do caso. Além disso, é feita uma fixação com placa e parafusos, para dar estabilidade e, assim, consolidar a estrutura ortopédica dessa região. Às vezes, também é necessário utilizar enxerto com fragmentos de ossos do paciente ou sintético.
Essa abordagem é indicada para pessoas com artrose leve, já que essa condição causa também o chamado joelho torto, seja para dentro ou para fora (valgo ou varo). O objetivo da osteotomia é a preservação do joelho, a partir da descompressão da área lesionada.
Pacientes com menos de 60 anos, com boas condições de saúde, que praticam atividade física regularmente e não estão acima do peso têm melhor prognóstico para indicação de osteotomia.
Esta técnica cirúrgica é muito utilizada ainda na ortopedia pediátrica, nas cirurgias do joelho, pé e tornozelo, sequelas de trauma e reconstrução óssea.
No pós-operatório, deve-se usar muletas por cerca de oito semanas. A consolidação óssea leva de seis a 12 semanas. Muita paciência e nada de abusos: repouso relativo e sessões de fisioterapia são essenciais para a boa recuperação! Depois de sua melhora, o paciente poderá praticar esportes e até mesmo de impacto.
Dúvidas? Entre em contato com o Instituto Salute, especializado em cirurgia ortopédica de excelência.