Tendão de Aquiles: quais os sintomas que indicam ruptura?
Postado em: 26-10-2022
A ruptura do tendão de Aquiles (calcanhar) é uma lesão que afeta a parte de trás da perna e ocorre mais comumente em pessoas que praticam esportes de impacto. A lesão é geralmente seguida por dor extrema e incapacidade de utilizar a metade inferior da perna, até mesmo para andar.
Dor e inchaço perto do calcanhar, acompanhado ou não de hematoma são sinais comuns desse tipo de trauma. Pode ocorrer ainda incapacidade de dobrar o pé para baixo ou ficar na ponta dos pés. Se você sentir algum desses sintomas, consulte um ortopedista.
Essa lesão geralmente ocorre na região do tendão que é menos vascularizada, no ponto em que se liga ao osso do calcanhar. Este local é predisposto à ruptura porque fica com menor fluxo de sangue, prejudicando a cicatrização.
Muitas vezes, as lesões são causadas pelo acréscimo repentino de estresse no tendão de Aquiles, como:
▶️ Aumento da intensidade no esporte (treino ou competição);
▶️ Pisar em um buraco;
▶️ Fraqueza muscular ou degeneração tendinosa.
O melhor tratamento para um tendão de Aquiles lesionado depende da idade do paciente, nível de atividade e gravidade da lesão. Em geral, jovens e pessoas ativas optam pela cirurgia para reparar a ruptura, enquanto os pacientes mais velhos são propensos a optar por tratamento não cirúrgico.
O Instituto Salute é voltado ao atendimento ortopédico de excelência, com corpo clínico qualificado em todas as especialidades!