Home » Outros assuntos » Quais são as principais lesões do punho em atletas?

Quais são as principais lesões do punho em atletas?

Postado em: 03-04-2023

Segundo estudo, nas atividades esportivas, a mão e o punho sofrem com até 25% dos casos de lesões. Há maior risco de lesão nas modalidades em que se usa o membro superior diretamente, principalmente nos esportes de combate e artes marciais, mas também em esportes como vôlei, basquete, ginástica artística, tênis e muitos outros. 

No entanto, existem equipamentos de segurança e proteção, para que o atleta não sofra lesões e não precise ficar afastado de treinos e campeonatos. Mas uma boa orientação profissional, para que os movimentos sejam feitos corretamente, faz toda a diferença, além do aquecimento adequado.

lesões do punho em atletas

Lesões esportivas mais comuns de punho

1. Fraturas

As duas rupturas de punho mais comuns no esporte são fratura de rádio distal e fratura do escafoide. A lesão do escafoide é mais comum em esportistas masculinos após uma queda no chão com a mão espalmada. A dor pode ser leve, por isso muitos atletas não procuram uma avaliação médica. O que é um grande problema, pois o índice de complicações dessa fratura é elevado e pode evoluir para uma pseudoartrose do escafoide, que é a não consolidação da fratura – trazendo prejuízos a médio e longo prazo, como instabilidade do punho, dor e degeneração articular.

Uma tala pode ser usada inicialmente para alinhar os fragmentos ósseos e estabilizar o punho para aliviar a dor. Se a fratura não for muito instável, um molde de gesso pode ser usado como tratamento. Outros casos podem necessitar de intervenção cirúrgica. 

2. Lesões de ligamentos do punho 

Os ligamentos funcionam como estabilizadores das articulações e, quando ocorre sua ruptura, as articulações ficam instáveis e até mesmo os ossos podem se separar. Se não tratada adequadamente, esta lesão pode levar ao desgaste das articulações e aposentar o atleta de forma precoce.

Essas lesões podem ocorrer em diversas modalidades esportivas, sendo mais comuns em esportes que exigem movimentos repetitivos do punho ou que envolvem impacto direto na região, como ginástica artística, tênis, vôlei, artes marciais e skate. Costuma levar à dor crônica e dificuldade de movimentar o punho.

Se identificada como aguda, quando não há muito tempo de evolução, as opções de tratamento são imobilizar a mão lesionada, uso de medicamentos anti-inflamatórios, videocirurgia para remover os tecidos afetados e promover a cicatrização do ligamento. Na fase crônica, indica-se a cirurgia de reconstrução do ligamento.

3. Tendinite de De Quervain

A tendinite de De Quervain, conhecida também como tenossinovite de De Quervain, é uma inflamação que afeta os tendões localizados na base do dedo polegar. Embora sua causa seja desconhecida, na maioria dos casos, a doença está associada aos movimentos repetitivos do punho e da mão. 

É um problema comum no punho de praticantes de diversas modalidades esportivas como o tênis, squash, artes marciais e musculação. 

O tratamento reúne prescrição de anti-inflamatórios, imobilização do punho, uso de talas especiais, sessões de fisioterapia, infiltração e até cirurgia. 

4. Síndrome do Túnel do Carpo

A síndrome do túnel do carpo é caracterizada pela dor que surge em decorrência da compressão do nervo mediano, que passa dentro de uma estrutura chamada túnel do carpo, provocando dormência e formigamento na mão, dedos e antebraço.

Essa síndrome pode afetar atletas que praticam esportes que exigem movimentos repetitivos do punho ou que envolvem vibrações, como tênis, golfe, ginástica artística e remo. O tratamento inclui repouso, imobilização do punho, fisioterapia, medicamentos e, em casos mais graves, cirurgia.

Prevenção

Pesquisas revelam que 3% a 9% das lesões da região mão/punho são decorrentes da exposição da mão no esporte. Por isso, o melhor jeito de prevenir lesões é através de acompanhamento especializado, uso correto de equipamento e correção de movimentos. Veja a seguir.

Acessórios de proteção

No boxe existem luvas acolchoadas de peso específico e, dependendo do nível de competição, existem as bandagens e faixas para estabilizar as articulações dos dedos e do punho para absorção e dissipação de impacto.

Para o taekwondo é possível contar com protetores de antebraço (se parecem com as caneleiras utilizadas no futebol), para proteger os atletas dos chutes.

Praticantes musculação e goleiros utilizam luvas protetoras.

Uma boa orientação profissional

Outro fator para prevenção de traumas é respeitar as regras e técnicas do esporte, e para isso é necessário a orientação de um profissional experiente de educação física. Isso porque realizar os movimentos corretamente evita lesões.

Aquecimento

Antes de começar os exercícios, é necessário fazer a manutenção da força por meio do fortalecimento muscular e da flexibilidade através dos alongamentos. Isso serve para reduzir os danos dos impactos e pancadas durante a prática esportiva. 

Conheça algumas atividades que ajudam na prevenção de dores nas mãos e punho:

  • Alongamento da musculatura posterior e anterior do antebraço;
  • Movimentos circulares com o punho;
  • Exercícios com elástico.

O alongamento deve ser feito também antes de iniciar qualquer atividade física.

O Instituto Salute é referência para tratar e prevenir lesões do punho em atletas profissionais e amadores, garantindo que eles possam praticar esportes com segurança e qualidade de vida. Entre em contato e agende uma consulta com nosso especialista em Mão e Microcirurgia!

Leia também:

Você sente dor no polegar? Conheça a rizartrose

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.