O que é a síndrome do impacto do ombro?
Postado em: 07-12-2022
A síndrome do impacto do ombro é causada pelo atrito entre as estruturas ósseas, ligamentares, os tendões do manguito rotador e a bursa do ombro.
Dor nas partes frontal e lateral do braço, e dor súbita ao movimentar a região são os sintomas mais comuns da doença. Muitas vezes, o desconforto se manifesta com mais frequência à noite. Nos casos mais graves, pode haver perda de força e de movimento.
Os primeiros sinais da síndrome podem surgir por volta dos 20 anos de idade com dor inespecífica do ombro após atividades com o membro superior. Entre os 25 e os 40 anos, a doença pode evoluir para a tendinopatia. Pessoas acima dos 40 anos podem sofrer com dores mais frequentes e os tendões do manguito rotador podem se romper.
Esse quadro merece atenção, pois a dor pode ser desencadeada ou até mesmo agravada por atividades cotidianas, como levantar os braços para pentear os cabelos, escovar os dentes ou mesmo se vestir.
O diagnóstico é feito com base na história clínica do paciente e exame físico. Em alguns casos, o médico pode solicitar um exame de imagem para identificar a presença de um esporão ósseo no ombro ou mesmo para avaliar rupturas tendíneas, tendinites e bursites.
O tratamento varia de acordo com cada caso, geralmente respondendo bem com medicação, reabilitação ou cirurgia.📆 Agende uma consulta com o ortopedista Dr. César Luiz Betoni Guglielmetti, especialista em Ombro e Cotovelo para um diagnóstico preciso e tratamento adequado.