Home » Outros assuntos » Cisto sinovial: o que pode causar e como tratar?

Cisto sinovial: o que pode causar e como tratar?

Postado em: 22-05-2024

O cisto sinovial é um tumor benigno que caracteriza-se com um pequeno nódulo com formato arredondado com consistência mole acima das articulações ou dos tendões, ocorrendo geralmente nas mãos e punhos.  

Possuímos duas fundamentais estruturas para que a movimentação de um osso contra o outro não provoque atritos e desgaste, o líquido sinovial e as cartilagens. 

O líquido sinovial pode ser comparado com uma espécie de lubrificante dentro das articulações, circundado por uma bolsa chamada sinovial, e a cartilagem é um tecido localizado nas extremidades dos ossos. Sem essas duas importantes estruturas, os ossos provocam lesões, causando a artrose. 

O termo cisto é um nome dado a qualquer bolsa que tenha líquido ou semilíquido em seu interior. Então, o cisto sinovial é uma bolsa que possui líquido sinovial. 

O que pode causar cisto sinovial?

Não se sabe ao certo qual a origem do cisto sinovial, mas de acordo com especialistas é que pequenas lesões da cápsula articular, provocadas por traumas, movimento e esforço repetitivo, podem causar o extravasamento do líquido sinovial para fora da articulação, formando o cisto. 

Outra explicação é que além de trauma e do seu uso excessivo, um defeito na formação da articulação também pode ser resultante de sua causa, já que o cisto sinovial pode surgir sem histórico de traumas ou uso repetitivo da articulação. 

Sintomas 

O cisto sinovial costuma ter um diâmetro de 1 a 3 centímetros de forma arredondada e é visível e palpável. O líquido do seu interior é avermelhado, podendo ser visto com auxílio de um foco de luz.

O cisto pode surgir repentinamente ou ir evoluindo ao longo do tempo, o seu tamanho deve variar, sendo mais ou menos volumoso. E também pode desaparecer espontaneamente e reaparecer novamente.

Os pacientes que possuem essa lesão, queixam-se que o cisto sinovial provoca dor, se comprimido algum nervo. Além disso, é possível haver perda de força e sensibilidade da região da articulação. 

Vale ressaltar que existem cistos sinoviais pequenos e ocultos, que não são visíveis através da pele, mas que são descobertos por causa da dor causada por eles.

Como tratar o cisto sinovial?

O cisto sinovial é um tumor benigno, sem possibilidade de se transformar em câncer. Em sua maioria, ele é assintomático e pode desaparecer sem nenhum tipo de tratamento.

É indicado que se procure tratamento, se o cisto estiver causando dor ou atrapalhando a movimentação da articulação. 

O tratamento do cisto sinovial pode ser realizado através da imobilização da articulação por meio de talas, de forma que comprima o cisto e impeça a movimentação da articulação. Com o uso da tala, o cisto volta para a articulação, deixando de provocar dores. 

Outra maneira, é a aspiração do cisto com uma agulha, podendo ser feita com anestesia local em consultório. Após o procedimento, o médico costuma infundir uma solução com corticoides para colar as paredes do cisto e atrapalhar o seu preenchimento. A taxa de sucesso da aspiração é de 75%. 

Os dois procedimentos são positivos para tratar o cisto sinovial, mas a aspiração têm taxas superiores do que a imobilização por tala. Mas vale lembrar que há risco de reincidência do cisto, de 15% a 25%. Nesses casos, o cisto volta com frequência e se permanecer as dores e o incômodo, o ortopedista pode indicar sua remoção cirúrgica.

A cirurgia do cisto sinovial pode ser feita por via clássica ou através da artroscopia. A cirurgia é um procedimento mais invasivo e também não garante 100% de cura. Mesmo com a remoção cirúrgica, o cisto pode retornar. 

Quer saber mais sobre o cisto sinovial? Entre em contato com o Instituto Salute. 

Artigo escrito pelo Dr. Diego Figueira Falcochio

Médico Ortopedista especialista em Cirurgia da Mão e Microcirurgia

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.