Home » Quadril » Tendinite no quadril tem tratamento?

Tendinite no quadril tem tratamento?

Também conhecida como síndrome da grande trocânter, a tendinite no quadril trata-se de uma condição bastante comum em pacientes do sexo feminino, geralmente acima dos 50 anos. Manifesta-se acompanhada de outros problemas, causando dores na região lateral, que são bastante incômodas, além de gerar prejuízos para a prática das atividades do dia a dia. 

Mas porque a região do quadril? Esta região tem uma maior predisposição para o aparecimento de problemas, por conta de movimentos frequentes e repetitivos em sua exigência funcional, ou devido algum esporte. E a tendinite no quadril, tem tratamento?

Causas da condição

Em síntese, as causas associam-se tanto a atividades esportivas, quanto por condições apresentadas na rotina profissional. Mas, para ambos, o quadro clínico é o mesmo: inflamação dos tendões dos músculos dos glúteos, interferindo na região lateral, além de muitas vezes irradiar para a coxa. 

Assim, as causas mais comuns estão entre os esforços repetitivos, posições viciosas indo além da capacidade que o tendão pode suportar, além da falta de alongamento da região.

Principais sintomas

A dor é o principal sintomas em pacientes com a condição. Além disso, pode haver limitação dos movimentos, problema que se agrava se a situação for em ambos os lados do quadril. 

E isto tudo acontece devido a pressão do peso do corpo sobre os tendões, diferente do que ocorre com as mãos. Assim, na presença dos sintomas, recomenda-se que o indivíduo consulte o ortopedista ou fisioterapeuta, para que seja feito um exame físico para diagnóstico da tendinite. Dessa forma, inicia-se o quanto antes o tratamento mais adequado!

Mas afinal, a tendinite no quadril tem tratamento?

Tratamento

Como dito anteriormente, recomenda-se o tratamento da tendinite por um ortopedista ou fisioterapeuta. Contudo, pode-se iniciar o mesmo com repouso e aplicação de uma bolsa de gelo por 20 minutos, até o dia da consulta com o profissional. 

Assim, após a consulta, existem duas situações possíveis: na primeira, o médico irá recomendar medicamentos anti-inflamatórios e fisioterapia para a situação, que inclui um conjunto de exercícios que ajudam a aliviar a pressão sobre os tendões, diminuindo a dor.

Na segunda, que se refere a casos mais graves, o tratamento pode incluir cirurgia para retirada de lesões de tendões ou para substituir a articulação do quadril, especialmente em casos de pacientes idosos.

Logo, existe tratamento para a condição!

Exercícios para tendinite no quadril

Antes de mais nada, vale salientar que os exercícios para tendinite no quadril devem ser recomendados por um profissional de educação física ou fisioterapeuta. Eles ajudam no aquecimento dos tendões. Dessa forma, aliviam as dores. 

O primeiro deles é balançar as pernas, que consiste na elevação das pernas como apoio na parede. E o segundo, é o alongamento de quadril, no qual o indivíduo deita de barriga pra cima e dobra os joelhos em direção ao peito. Com a mão esquerda, puxa o joelho para o lado esquerdo do corpo, mantendo a posição por 20 segundos.

Você conseguiu tirar todas suas dúvidas sobre o assunto? Ainda tem alguma? Entre em contato com a gente!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.