Home » Quadril » Osteonecrose da cabeça femoral: principais causas e tratamentos

Osteonecrose da cabeça femoral: principais causas e tratamentos

A osteonecrose da cabeça femoral é uma condição que afeta os tecidos da parte superior do fêmur, que é o maior osso do corpo humano.

O termo “osteonecrose” é a junção de duas palavras que dão significado ao que a doença representa.

Portanto, “osteo” quer dizer osso, e “necrose”, significa literalmente “morte”.

A necrose da cabeça do fêmur, como também é conhecida essa enfermidade, acontece por causa da falta de circulação de sangue na região.

Sem sangue, as células dos tecidos ósseos ali presentes morrem e, consequentemente, o tecido acaba perdendo as suas funções e, dessa forma, literalmente morrendo.

Soa estranho falar dos ossos como falamos de todos os outros tipos de tecidos do corpo. 

Entretanto, é exatamente disso que os ossos são feitos: tecidos dotados das mesmas propriedades que todos os outros componentes do nosso corpo.

Essa condição é causada por diversos fatores e desencadeiam algumas más consequências que você precisa conhecer.

Então, continue lendo e saiba tudo sobre.

Entendendo melhor a osteonecrose da cabeça femoral

A falta de irrigação sanguínea na região da cabeça femoral “mata” os tecidos locais.

Como resultado, a cabeça do fêmur, que é esférica, perde as suas características, ficando deformada e disfuncional.

Por fim, o atrito entre o fêmur e os ossos do quadril pioram drasticamente, o que provoca muita dor no indivíduo acometido.

Esse mal contato, se não tratado, causa um desgaste fatal para as cartilagens da região, situação que pode levar a outras enfermidades nos ossos do quadril e do próprio fêmur.

A maioria das pessoas acometidas por essa doença são do sexo masculino e estão na faixa etária de 20 a 50 anos.

Analogamente, estima-se que mais da metade dos pacientes que apresentam sintomas da enfermidade, possuam os dois fêmures afetados.

Causas da doença

As causas que podem provocar a osteonecrose da cabeça femoral são muitas e, aqui, apresentamos algumas delas:

  • Traumas na região do quadril: Fraturas e luxações ocasionadas por pancadas, acidentes e lesões por repetição, podem afetar os vasos sanguíneos da região do quadril.
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Uso de corticoides
  • Tabagismo

Além dos elementos “praticáveis” que podem levar à necrose da cabeça do fêmur, algumas doenças podem desencadear a condição.

São elas: leucemia, doença do mergulhador, lúpus e outras doenças reumáticas.

Tratamentos altamente impactantes como quimioterapia e radioterapia também tem o potencial de “secar” a cabeça do fêmur, provocando, na prática, uma osteonecrose no local.

Estima-se que as causas de até 20% dos casos de osteonecrose da cabeça femoral permanecem um mistério, sem que os médicos descubram o que causou a doença no indivíduo acometido.

Sintomas: como identificá-los corretamente

Muitas dores na região do quadril podem ser confundidas com as causadas pela necrose da cabeça do fêmur. Porém, os incômodos que essa doença traz podem ser identificados quando observados com atenção.

As pessoas acometidas por essa condição geralmente sentem fortes dores na altura do quadril, porém, as dores são “profundas” e vem como “pontadas” que aparecem depois de longos períodos em pé.

Essa dor que aparece geralmente “desce” para a virilha e, se a doença progredir, o indivíduo acometido pode apresentar dificuldades para caminhar e começar a mancar.

Diagnóstico e tratamentos

Quando os sintomas se apresentam, o correto a se fazer é procurar um médico ortopedista.

Em seguida, o profissional deverá pedir exames de imagem e morfologia, tais como ressonância magnética, radiografia e cintigrafia óssea, a fim de aferir o grau de comprometimento da cabeça do fêmur.

Ao entender quanto do tecido já foi necrosado e se há deformações, o ortopedista irá indicar o tratamento a ser aplicado no caso em específico.

As opções de tratamento para osteonecrose da cabeça femoral vão desde métodos conservadores, com o uso de medicação e repouso, até intervenções cirúrgicas, para casos mais graves.

Quando o caso é estudado corretamente e o melhor tratamento possível é administrado, a doença costuma ter bons prognósticos e o paciente pode se ver livre da doença mais rapidamente, por exemplo.

Aqui no Instituto Salute nós temos profissionais especializados para identificar e tratar a necrose da cabeça do fêmur e diversas outras enfermidades que venham a acometer ossos, cartilagens e articulações.

Navegue no nosso site e ache a solução para o problema que te incomoda!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.