Home » Cirurgia do quadril » Dor no quadril, como diagnosticar?

Dor no quadril, como diagnosticar?

Postado em: 17-08-2021

A dor no quadril pode estar relacionada a diversos fatores, desde problemas causados pelo envelhecimento da articulação do quadril, até o desenvolvimento de outras doenças em pacientes mais jovens. 

Hoje vamos falar um pouco mais sobre as principais causas de dor no quadril, como elas são diagnosticadas e tratadas.

Principais causas de dor no quadril

A dor no quadril está relacionada a qualquer dor nas articulações do quadril ou ao seu redor. É importante saber que nem sempre a dor relacionada ao quadril é sentida exatamente nele. Ela pode irradiar para o meio da coxa ou para a virilha. Veja abaixo as principais causas de dor no quadril.

Bursite trocantérica 

A bursite trocantérica é uma doença bastante comum resultante da inflamação da bursa, uma estrutura em forma de bolsa existente entre a parte superior e lateral do fêmur. Essa estrutura costuma inflamar em virtude do constante atrito do fêmur com o quadril, cuja região de encaixe é chamada de trocanter e, na bursite trocantérica, fica inflamada, gerando então a dor no quadril. 

O diagnóstico da bursite trocantérica é feito através da análise clínica e comprovação por meio de exames de imagem. Já o tratamento envolve administração de anti-inflamatórios, bem como repouso até que ocorra a desinflamação. 

Nos casos mais graves, o ortopedista especialista em quadril pode indicar a fisioterapia. Em outros,  é necessária a cirurgia para colocação de uma prótese. 

Tendinopatias 

As tendinopatias englobam todos os problemas que envolvem os tendões nos quadris. É comum haver uma certa confusão entre as tendinopatias e a bursite trocantérica, por isso a análise de um profissional é fundamental para o correto diagnóstico. 

O tratamento das tendinopatias envolve o uso de anti-inflamatórios, além de exercícios de fisioterapia com alongamento. 

Hérnia de Disco e Compressão de Ciático 

A hérnia de disco é uma das causas da dor no quadril, mesmo que o problema esteja localizado na lombar. Um outro fator que causa dor nessa região é a compressão do nervo ciático, que pode se iniciar na região dos glúteos e prolongar até o posterior da coxa. 

Para diferenciar essas causas, é importante que o especialista analise o tipo de dor, bem como a limitação de movimento e faça exames de imagem complementares. 

Fraturas 

As fraturas são as principais causas de dor no quadril e, consequentemente, cirurgias ortopédicas em pessoas com mais idade. As mulheres estão mais suscetíveis às fraturas, principalmente devido às alterações hormonais que contribuem para a osteoporose. 

E elas podem ser causadas por diversos fatores, como a osteoporose, a falta de condicionamento físico, a falta de equilíbrio, bem como as dificuldades visuais. 

O diagnóstico de fratura é feito por meio de exames de imagem e, quando se há fratura do colo do fêmur, é necessária a colocação de uma prótese de quadril. 

Artrose 

A artrose é o desgaste da articulação do quadril, muito comum em pessoas de mais idade, e que pode gerar dor na região do quadril e coxa. Com o passar do tempo, é possível que haja limitação dos movimentos. 

O tratamento inclui sessões de fisioterapia e medidas analgésicas para aliviar as dores, devolvendo a amplitude de movimento. 

Quais os tratamentos para dor no quadril?

O principal tratamento para a dor no quadril é a fisioterapia. Contudo, antes de mais nada é importante procurar um ortopedista especialista em quadril para realizar o diagnóstico correto e tratar a dor.

Em alguns casos, também será indicado o uso de medicações analgésicas e anti-inflamatórias, bem como o repouso.

A minoria dos casos de dor no quadril requer cirurgia, que deve ter reabilitação com fisioterapia associada, para que o paciente volte à movimentação o quanto antes. 

Como prevenir a dor no quadril? 

As dores no quadril podem ser prevenidas com algumas medidas. Confira abaixo como reduzir as chances de sentir qualquer incômodo nessa região:

  • Mantenha o peso ideal, seguindo uma dieta balanceada; 
  • Tenha uma vida ativa, com prática de exercícios físicos sempre supervisionados por um profissional da área; 
  • Realize exercícios de alongamento; 
  • Faça fortalecimento específico para região do quadril; 
  • Ao menor sinal de dor, agende uma consulta com um ortopedista especialista em quadril; 
  • Realize as sessões de fisioterapia recomendadas por seu médico.

Artigo escrito pelo Dr. Rodrigo Pereira Guimarães

Médico Ortopedista especialista em Quadril pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.