Prótese (Artroplastia) do Tornozelo
Postado em: 18-08-2021
O tornozelo é responsável por uma série de movimentos complexos, inclusive no que se diz respeito a caminhar. Ele está em constante movimento e suporta, juntamente com o pé, elevadas cargas contínuas diariamente.
Mesmo estabilizada por um forte sistema de ligamentos, essa articulação costuma sofrer com uma série de lesões associadas como luxações, entorses e fraturas, que levam, às vezes, à perda da função, e a necessidade de prótese do tornozelo, também chamada de artroplastia.
Entre as complicações mais graves, estão a artrose. Em síntese, consiste em um desgaste da articulação que acontece de forma progressiva, levando a perda ou uma séria limitação ao de todos os movimentos do pé.
Artroplastia do tornozelo: uma nova esperança
Assim, uma das soluções mais usadas para esta condição é a artrodese. Trata-se de um procedimento que consiste na fusão da articulação com a consequente perda dos movimentos associados.
Diante deste cenário, surge a artroplastia total para tornozelo (ATT) ou prótese de tornozelo. Procedimento que já é realizado há muitos anos em grandes centros da Europa e nos Estados Unidos, chegou também ao Brasil.
Ele chega como uma esperança para os pacientes com artrose ou desgaste na articulação, contribuindo para a mobilidade e preservação de outras articulações, contribuindo assim para uma maior qualidade de vida dos pacientes.
Artrose e Artroplastia
A artrose é uma doença silenciosa, que limita a vida do indivíduo, prejudicando toda a sua mobilidade e gerando dores intensas. Em estado saudável, as cartilagens tem o objetivo de facilitar o movimento das articulações, além de amortecer impactos.
Geralmente, acomete pessoas mais jovens, em períodos de vida mais ativo. A doença do tornozelo é causada por razões traumáticas, como fraturas, luxações e lesões nos ligamentos, geralmente comum em pessoas entre 30 e 50 anos.
Como dito anteriormente, a artroplastia surge como um opção para quem sofre deste mal. Trata-se de um procedimento cirúrgico para substituir, remodelar e realinhar uma articulação.
Seus objetivos são o alívio da dor, restauração da mobilidade e capacidade funcional da articulação lesionada. Em suma, a recuperação dos pacientes que realizam o procedimento pode demorar, mas a intenção é que todos voltem a caminhar naturalmente!
Se bem realizada, a cirurgia dos implantes possibilitam uma melhora no padrão da caminhada, manutenção dos movimentos e uma melhora de vida.
Quem pode realizar a artroplastia?
Como toda cirurgia, ela possui benefícios e alguns efeitos colaterais. Dessa forma, somente ortopedistas capacitados poderão avaliar individualmente cada caso, dando a melhor indicação possível.
O Instituto Salute foi formado por um grupo de ortopedistas com a missão de levar os melhores tratamentos para pacientes que possuem algum problema ortopédico, inclusive no tornozelo.
Assim, o objetivo do Instituto Salute é resolver os problemas dos pacientes de forma individualizada e integrada, oferecendo soluções reais e confortáveis em todas as esferas relacionadas ao tratamento.
ATT ou Artrodese para tratamento do tornozelo?
A princípio, ainda não existem estudos conclusivos que comparam diretamente a artrodese a ATT. Contudo, dependendo das condições, recomenda-se a ATT atualmente, por devolver as funções motoras, com alinhamento das estruturas e mobilidade!
Você ainda tem alguma dúvida sobre o assunto? Entre em contato com a gente! Ficaremos felizes em ajudá-lo!