Por que é comum fratura de tornozelo na prática esportiva?
Postado em: 16-11-2022
Quando se fala de fratura de articulação em alguma parte do corpo, é muito comum que se pense apenas em pessoas mais velhas.
Um bom exemplo disso é a fratura de tornozelo. A partir daí pode surgir a seguinte pergunta: “Por que é comum fratura de tornozelo na prática esportiva?”. Em se tratando disso iremos te explicar.
A fratura de tornozelo é muito frequente em esportes tais como:
- Futebol
- Surf
- Basquete
- Corrida
- Voleibol
- Musculação
Isto se dá por conta da alta exigência de equilíbrio, assim, a falta dele termina por resultar em torção ou mesmo na compressão axial, esta última sendo mais comum no basquete e vôlei em que os atletas pulam alto demais e caem de pé.
Além disso, ao correr e tentar driblar rapidamente o adversário, como ocorre no futebol, ou mesmo ao se equilibrar na prancha, se exige muito do tornozelo. Por sua vez, quando ocorre o desequilíbrio é quase impossível não fraturar o tornozelo.
Por isso, o fortalecimento destas regiões deve estar na rotina, principalmente, de quem pratica algum esporte. Mas caso você tenha fraturado seu tornozelo, agende uma consulta com o Instituto Salute, que tem uma equipe especializada em tornozelo.
Bem como, a equipe atua nas lesões traumáticas, alterações degenerativas, lesões esportivas, deformidades e todas as patologias ortopédicas. Entre em contato agora mesmo!