Home » Cirurgia do ombro » Síndrome do impacto do ombro: Qual a causa e tratamento?

Síndrome do impacto do ombro: Qual a causa e tratamento?

Postado em: 09-12-2020

A síndrome do impacto do ombro é um termo genérico para caracterizar um conjunto de alterações que ocorrem no ombro. Essas alterações podem ser causadas por inflamações que não foram tratadas ou em caso de tratamento inadequado, que acabam gerando alterações.

É importante ressaltar que a síndrome do impacto do ombro é bastante comum em atletas e no grupo da terceira idade.

Causas da síndrome do impacto do ombro

As principais causas da síndrome do impacto do ombro são as alterações biomecânicas do acrômio. E podemos contar também com:

  • Instabilidade do complexo do ombro;
  • Degeneração de estruturas do ombro;
  • Inflamações causadas por movimentos repetitivos;
  • Fraqueza muscular no manguito rotador.

Além dos fatores citados acima, os processos degenerativos que acontecem no ombro podem ser causadores dessa síndrome. Qualquer outra patologia que diminua o espaço subacromial ou aumente seu impacto entre as articulações pode levar a síndrome do impacto do ombro.

Um paciente que foi diagnosticado com a síndrome do impacto causada por doenças degenerativas, como por exemplo a artrose, deve ser tratado com ambas as lesões. 

Nesta situação, o ortopedista precisará impedir que a artrose se agrave e posteriormente tratar o ombro do paciente, além de aliviar seu incômodo.

Fatores de risco

Existem pacientes com maior risco de desenvolver a síndrome do impacto do ombro, entre eles:

  • Pacientes com doenças degenerativas que afetam as estruturas articulares;
  • Atletas, especialmente aqueles que movimentam o ombro em grandes amplitudes;
  • Pessoas que trabalham com movimentos repetitivos que envolvem o ombro.

Tratamento 

Quando procurado um ortopedista especialista em ombro, ele diagnostica exatamente onde e qual a origem da sua dor. O tratamento começa com analgésicos e o incômodo é o problema mais imediato e o que limita os movimentos. Enquanto estiver em seu ombro, o ortopedista não conseguirá fortalecer e mobilizar a área. 

Uma das principais áreas tratadas é o manguito rotador, uma vez que deverá estar enfraquecido, além de reeducar o corpo para o movimento. Os principais objetivos do tratamento da síndrome do impacto do ombro, são:

  • Aliviar o quadro de dor;
  • Ganhar amplitude de movimento;
  • Melhorar a força muscular.

Cirurgia na síndrome do impacto do ombro

O paciente só realizará a cirurgia quando seu quadro continuar o mesmo durante meses de tratamento. A cirurgia tem como objetivo desobstruir o espaço subacromial e realizar as correções mecânicas necessárias. 

Após a cirurgia, o paciente precisará do auxílio da fisioterapia, para recuperar sua amplitude de movimentos, tentando evitar a rigidez da articulação. O fisioterapeuta precisa trabalhar em conjunto com o médico para garantir a reabilitação de vida do paciente. 

É fundamental seguir à risca o tratamento e respeitar as limitações do paciente, especialmente nos dias ou semanas logo após a operação. O paciente deve iniciar precocemente seu acompanhamento fisioterápico. 

Mas vale ressaltar a importância da precaução com os movimentos mais bruscos ou amplitude de movimentos logo no início, além de evitar movimentos arriscados ou dolorosos. 

Quando posso retornar às minhas atividades?

É necessário que o paciente esteja reabilitado para voltar normalmente às suas atividades diárias e esportivas, e isso varia de cada pessoa e do seu médico. 

Além da fisioterapia, são recomendados também, por exemplo, o pilates, exercícios que também servem para fortalecer e dar mobilidade à articulação, auxiliando mais rapidamente sua recuperação. 

Quer saber mais sobre a síndrome do impacto do ombro? Agende sua consulta no Instituto Salute

Artigo escrito pelo Dr. César Luiz Betoni Guglielmetti

Médico Ortopedista especialista em Ombro e Cotovelo, pelo Instituto de Ortopedia e Traumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.