Home » Cirurgia do joelho » Quando a prótese de joelho é indicada?

Quando a prótese de joelho é indicada?

Postado em: 17-08-2021

A prótese de joelho é um implante artificial, normalmente indicada para pacientes que sofrem artrose no joelho e casos em que houve sequelas de fraturas, desgastes e deformidades na articulação do joelho, como a osteonecrose que causa a morte de tecido que reveste o osso decorrente da falta de irrigação sanguínea.

Mas antes que a tomada de decisão da prótese de joelho seja a mais viável, outras alternativas de tratamento devem ter sido utilizadas, dentre elas estão o tratamento medicamentoso, alteração do estilo de vida, sessões de fisioterapia, infiltrações e até mesmo a perda de peso.

Quando essas opções não ajudam a melhorar, é então iniciada a discussão da colocação da prótese, até porque, os fatores que comprometem a região, podem em longo prazo, se intensificar, a ponto de o paciente não suportar a anestesia nem o procedimento cirúrgico em si.

Quando colocar prótese de joelho?

Um médico ortopedista especialista em joelho é quem pode fazer o diagnóstico da necessidade ou não da prótese do joelho, da qual, caso positivo,será feita pelo método chamado de artroplastia do joelho.

Muitos fatores contribuem para a indicação da prótese de joelho, entretanto, o fator principal se refere à perda do bem estar do paciente no dia a dia, onde a dor é o maior incômodo, seja durante a prática de uma atividade doméstica ou ainda, em repouso.

Outra indicação comum da prótese é para pessoas com idade avançada entre os 60 e 70 anos, sendo mais raros a indicação do procedimento em adultos mais jovens.

A cirurgia de prótese de joelho ou artroplastia total do joelho tem se tornado cada vez mais popular. A ideia é, em princípio, corrigir no joelho qualquer grau significativo de destruição articular, deformação e perda de mobilidade e isso pode ser feito cirurgicamente de modo eficiente, com consequente reposição da morfologia e biomecânica.

O objetivo da artroplastia do joelho, ou seja, da substituição das superfícies articulares por implantes artificiais metálicos e em polietileno é o de restabelecer a forma e alinhamento da articulação, devolvendo-lhe a estabilidade e a mobilidade, suprimindo-se ao máximo a dor.

Benefícios da prótese de joelho

Considera-se que a cirurgia de prótese de joelho é um avanço importante na ortopedia, onde tornou-se comum sua indicação para trazer alívio das dores em que os tratamentos não cirúrgicos atendiam satisfatoriamente esse requisito.

Os benefícios são:

  • Restauração da mobilidade;
  • Correção das deformidades;
  • Diminuição da claudicação intermitente.

É claro que se trata de um procedimento cirúrgico, que como qualquer outro, tem seus riscos e estes devem ser conversados com o médico, inclusive, para ajudar o indivíduo na preparação da operação, que posteriormente facilitará a recuperação.

Como funciona cirurgia de prótese de joelho

A princípio, você pode conferir aqui o vídeo sobre prótese de joelho onde explicamos em detalhes e com imagens ilustrativas o procedimento.

Um dos principais motivos que levam à colocação do implante artificial é a artrose avançada e o desgaste da articulação, também em nível avançado, que leva o paciente a sentir dor frequente e intensa, onde as alternativas convencionais não têm demonstrado melhora.

Portanto, a prótese consiste na colocação de um componente femoral metálico e outro componente inserido na tíbia superfície,e uma camada plástica de polietileno entre as camadas metálicas incluindo na patela.

A operação para substituição da área desgastada é feita por meio de uma cirurgia aberta, em que, insere-se os componentes e fixa-os com um cimento especial que une as partes implantadas no osso, que inclusive, permite ao paciente pisar e andar no dia seguinte.

O tempo de recuperação, até que o paciente consiga antes sem ajuda da muleta, varia de 2 a 5 semanas, e aos poucos retomar sua vida normal

Tipos de prótese de joelho

Existem dois tipos de próteses de joelho: a prótese total e a prótese parcial, que dependem do estado em que se encontra a região afetada pelo desgaste ou lesão.

A prótese total substitui toda a articulação entre o fêmur e a tíbia, enquanto que a prótese parcial, serve para substituir parcialmente a articulação  patelofemoral ou compartimento femorotibial medial ou lateral.

Para pacientes que colocaram a prótese de joelho há 15 ou 20 anos, precisa realizar o procedimento de prótese de revisão, já que a mesma não tem durabilidade infinita e com o avançar do tempo, pode soltar do joelho, levando o paciente a sentir dor e incômodo.

Entretanto, os pacientes que passaram pelo procedimento nos últimos anos, podem ter a vida útil dos componentes por mais tempo, onde estudos apontam uma média de 25 anos de uso.

Vida após colocação de prótese de joelho

A princípio, o indivíduo ter um joelho praticamente normal, apenas não se recomenda a partir desse momento, a prática de atividades de alto impacto, a fim de evitar que a prótese se solte. 

Como todo procedimento pós cirurgia, o paciente passa por etapas de evolução, tanto para se adaptar, quanto para aguardar o período de cicatrização e diminuição da dor.

Alguns exercícios físicos podem ser indicados e fisioterapia também, até que o paciente seja liberado para suas atividades sem necessidade de acompanhamento, onde, a visita periódica de rotina para verificar o estado de saúde do novo joelho, é a que permanecerá daqui em diante.

Lembrando que, o joelho com prótese terá algumas limitações, em que o grau pode variar de paciente para paciente, sobretudo é perceptível, desconforto ao se ajoelhar e sensação de dormência em torno da área do corte cirúrgico, o que é mínimo, quando comparado aos quadros de dor que sentiam antes.

Outro ponto a ser destacado, é que a colocação do implante não é uma regra, e sim uma alternativa, da qual paciente e médico podem decidir juntos se esta será a opção que mais se adequa às suas condições.

Concluindo, o desenvolvimento de prótese de joelho, bem como os implantes artificiais em geral, é sem dúvida um avanço na área cirúrgica, em que médicos e pacientes se mostram satisfeitos com os resultados adquiridos com o método.

Saiba mais sobre prótese de joelho, clicando aqui para assistir a sequência de 10 vídeos sobre o tema.

Dr Luiz Gabriel Betoni Guglielmetti

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.