Tudo sobre lesões de tendões e nervos nas mãos
Postado em: 22-05-2024
A dor na mão pode significar que lesões de tendões e nervos nas mãos possam ter sido ocorrido, e isso se deve a várias causas e fatores, que dentre elas estão as artrite reumatóide, lúpus, ou ainda, por movimentos repetitivos que desencadeiam tendinite e a tenossinovite.
As lesões de tendões e nervos nas mãos podem tanto serem tratadas com métodos convencionais, bem como, em casos mais graves, a recomendação cirúrgica ser o mais indicado, uma vez que, a perda da capacidade de realizar movimentos simples, somado ao estado de dor constante, requer uma intervenção médica por ortopedista especialista em mão e microcirurgia, e que você encontra aqui no Instituto Salute.
A saber, os jovens do sexo masculino, em especial, são os mais afetados por essa condição, que segundo pesquisas registradas na Revista Brasileira de Ortopedia está intimamente relacionada com a economia do país, bem como, a falta de campanhas de prevenção e educação nos segmentos que geram tal traumatismo.
Como exemplo, podemos citar os acidentes de trânsito, o excesso de carga de trabalho que gera movimentos repetitivos, falta de instruções de trabalho em máquinas que podem causar mutilação parcial ou total das mãos, violência urbana, inclusive, a ausência de atividades físicas laborais e esportivas, que juntas, contribuem para o elevado número de casos de incapacidade para o trabalho e vida diária.
Logo, atentar-se às causas e saber com qual especialidade contar, ajuda a evitar que complicações maiores apareçam no decorrer da vida, onde o atendimento médico rápido, favorece para o diagnóstico e tratamento adequado.
Lesões de tendões mãos
A princípio, os tendões são como as “cordas” que unem os músculos aos ossos e articulações, logo, são encarregados de transmitir a força muscular que dará origem à movimentação dos membros.
A mão possui dois tipos de tendões, sendo eles os extensores, capazes de realizar os movimentos de dobra dos dedos, por exemplo, e os extensores, responsáveis por esticar os membros, sejam eles os dedos ou punhos.
Na soma total, a mão possui mais de 30 tendões. Aí já se percebe a complexidade do membro e a importância que cada um deles possui para a realização das mais diversas atividades, e quando isso não é possível devido ao surgimento de lesões de tendões e nervos nas mãos, é fundamental buscar orientação de um ortopedista especialista, para que uma avaliação seja feita para um melhor diagnóstico.
Os tendões flexores, atuam no deslizamento da mão e punho permitindo a realização de movimentos, especialmente, os mais delicados, como “pinçar” ou pressionar manualmente os objetos.
No caso dos tendões extensores, estes se localizam na região dorsal da mão e punho, de forma que existe uma perfeita interligação entre si, semelhante a uma “teia de ranaha”.
Logo, quando ocorrem lesões de tendões e nervos nas mãos, é comum que as estruturas anatômicas mais importantes sejam afetadas, em que uma ferida profunda é capaz de restringir os movimentos dos dedos e até mesmo romper um tendão.
Assim sendo, cortes, lesões decorrentes de práticas esportivas, esmagamentos e mordidas de animais são alguns exemplos de situações que podem causar lesões dos tendões..
Inclusive, as lesões dos tendões têm uma característica peculiar, que é de se prender à cicatriz da ferida, ou ainda, nos tecidos das zonas traumáticas, impossibilitando o seu deslizamento conhecido como aderências tendinosas.
O tratamento cirúrgico das lesões tendinosas é de elevada complexidade, exige anestesia geral, e ainda requer que o profissional tenha competências médicas de Ortopedia e Traumatologia, somadas à questões estéticas advindas do conhecimento e experiência com Cirurgia Plástica.
Por fim, os resultados funcionais, desde que a cirurgia tenha sido realizada seguindo os procedimentos padrões, incluindo a fase de reabilitação do paciente, são satisfatórios, o que permite o retorno do paciente às atividades diárias em torno de seis semanas.
Lesões de nervos nas mãos
As lesões das mãos são relativamente comuns e, assim como as lesões nos tendões, podem deixar sequelas que influenciam a parte física e psicológica e até mesmo a vida econômica dos pacientes, indo além dos sintomas de dor, perda gradual da sensibilidade e de força.
Uma das lesões de nervos nas mãos mais frequente é a síndrome do túnel do carpo, que comprime o nervo mediano que está localizado em um canal chamado carpo, na região distal (punho) e cujos sintomas são formigamentos, perda da sensibilidade do polegar, do dedo indicador e anular.
Em seguida, outra lesão do nervo, também chamada de neuropatia compressiva, é a síndrome do túnel cubital, que afeta o nervo ulnar do cotovelo decorrente de movimentos repetitivos, que levam ao “pinçamento” do nervo em questão
O tratamento para as lesões e nervos nas mãos citadas acima são geralmente feitos com imobilização, medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, reabilitação e infiltração com corticoide, e no caso de não haver melhora satisfatória, o procedimento cirúrgico é o mais indicado, a fim de que seja feita descompressão do nervo e retomada das funções dos nervos da mão.
Sintomas de lesões de tendões e nervos nas mãos
Considerando que as causas das lesões são, na sua maioria, decorrentes de algum acidente em que a mão é diretamente afetada, os sintomas costumam aparecer em seguida ao ocorrido, sendo ou não intermitentes:
- Sensação de que a pele está queimando;
- Amplitude de movimento limitada na mão ou pulso;
- Dormência;
- Dor;
- Perda repentina ou progressiva do movimento na mão ou pulso;
- Espasmos as mãos;
- Fraqueza para segurar ou manipular objetos;
- Incapacidade de dobrar uma ou mais juntas do dedo;
- Dor enquanto o dedo está dobrado;
- sensibilidade ao longo do seu dedo na palma da sua mão;
- Dormência na ponta dos dedos.
Nos casos em que as lesões são decorrentes de movimentos repetitivos, pode ser que inicialmente, o indivíduo não sinta diferença, entretanto, em médio e longo prazo, sua produtividade e execução de movimentos com as mãos começam a ser prejudicados, e um médico ortopedista de mão é imprescindível para o diagnóstico adequado, posteriormente um tratamento eficaz ao problema.
Tratamento para lesões de tendões e nervos nas mãos
O melhor tratamento para lesões de tendões e nervos nas mãos é aquele que oferece o retorno dos movimentos que antes haviam sido afetados por alguma condição.
É claro que alguns cuidados iniciais do paciente fazem toda a diferença no que diz respeito a buscar ajuda especializada, assim que possível, após o incidente, já que essa ação aumenta as chances de cura.
Um diagnóstico tardio pode trazer complicações em longo prazo, que mesmo com a cirurgia, ainda é possível que fique com sequelas e diminuição dos movimentos.
Quer saber mais sobre lesões de tendões e nervos nas mãos? Agende sua consulta no Instituto Salute.