Home » Cirurgia da coluna » Quando é indicada a infiltração na coluna?

Quando é indicada a infiltração na coluna?

Postado em: 20-09-2022

Ao longo da vida, nossa coluna está sujeita a uma série de problemas e complicações — devido às exigências de movimento, aos esforços realizados e à postura inadequada, por exemplo. Para lidar com essas situações, existem diferentes tipos de intervenções e tratamentos, que nos possibilitam o alívio dos sintomas e a reabilitação musculoesquelética. No conteúdo de hoje, vamos falar da infiltração na coluna e de quando ela é necessária. Continue sua leitura e saiba mais!

O que é a infiltração na coluna?

Também conhecida como bloqueio na coluna, a infiltração consiste na injeção de medicamentos diretamente na região lesionada, intervindo no ponto que causa a dor ou a inflamação. Trata-se de uma técnica minimamente invasiva, que pode ser aplicada em toda a coluna e é classificada em dois formatos principais: 

  • a infiltração foramidal, na qual a injeção é aplicada nos nervos (chamados forâmens);
  • a infiltração facetada, em que a injeção é aplicada no interior das articulações (facetas).

A escolha dependerá das demandas do paciente, do tipo da lesão e da sua localização. 

Como a infiltração na coluna é realizada?

O procedimento pode ser feito no consultório médico ou em um hospital, dependendo da modalidade escolhida e da sua complexidade. A infiltração é feita com a aplicação de anestesia local e, posteriormente, a injeção de medicações como anti-inflamatórios, anestésicos e corticóides. 

A sessão dura em torno de 30 minutos e o paciente volta para casa no mesmo dia, devendo fazer repouso por cerca de 24 horas. A infiltração visa gerar um alívio imediato, mas também uma melhora prolongada nos sintomas do indivíduo, podendo ser necessária mais de uma sessão. Para que seja eficiente, porém, esse método precisa estar associado a outras intervenções — como a fisioterapia — para tratar da questão. 

Quando a infiltração na coluna é indicada?

A infiltração é recomendada quando a medicação oral não se mostra suficiente. Ela pode ser utilizada para o tratamento de dores crônicas e de dores agudas, sendo uma boa alternativa para problemas como:

  • a hérnia de disco lombar e servical;
  • casos de artrose na coluna;
  • dores no cóx;
  • bicos de papagaio;
  • cistos;
  • estenoses.

Quais são os benefícios da infiltração na coluna?

A infiltração na coluna pode gerar melhorias definitivas ou temporárias, dependendo do tipo de questão tratado. Ela contribui para a melhora da mobilidade e para facilitar a fisioterapia, por exemplo, já que reduz as dores da lesão. 

Os resultados são percebidos rapidamente e o paciente pode até mesmo evitar uma operação, nos casos em que a inflamação consegue ser contornada. Para além disso, a infiltração traz menos efeitos colaterais em comparação à medicação oral, já que é direcionada de maneira mais direta ao local do problema.

Quando a infiltração na coluna não é indicada?

Para finalizar, vale ressaltar que existem situações em que a infiltração na coluna não é recomendada. São elas, por exemplo:

  • quando o paciente tem problemas de coagulação:
  • quando se trata de um caso de infecção ativa;
  • casos de diabetes ou doenças cardíovasculares;
  • tratamento de mulheres grávidas.

É importante se consultar com especialista para conferir as recomendações para as suas particularidades.

Agora você já sabe o que é a infiltração na coluna e quando ela é recomendada. Se você está com dores e quer saber mais sobre esse procedimento, entre em contato e agende uma consulta com um dos nossos profissionais!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.