Home » Cirurgia da coluna » Hérnia de disco – tratamento cirúrgico

Hérnia de disco – tratamento cirúrgico

Postado em: 18-08-2021

O nome hérnia é utilizado quando algum órgão sofre um deslocamento, ficando “saliente” sob a pele, no caso da hérnia de disco, há situações em que um dos discos invertebrais sofrem uma compressão em direção à uma raiz nervosa próxima, causando dores intensas, muitas vezes.

A saber, os discos da coluna vertebral são compostos por estruturas fibrosas e gelatinosas, chamados respectivamente de ânulo fibroso e núcleo pulposo, que são responsáveis pela mobilidade entre as vértebras e absorção do impacto. 

Dor nos braços ou nas pernas, formigamento e fraqueza na coluna são os sintomas mais comuns relacionados à hérnia de disco, contudo, há pacientes que não os apresentam em um primeiro momento, o que torna o diagnóstico mais tardio.

Logo, o tratamento cirúrgico pode ser o mais indicado se não houver melhora com o tratamento convencional, baseado em medicamentos, repouso e fisioterapia.

A hérnia de disco afeta principalmente os adultos, com causas multifatoriais, tais como esforço excessivo, com predisposição genética e trabalho repetitivo, ou ainda, feito de forma inadequada.

Exceto pela condição genética, o fato é que as causas citadas acima são as principais causadoras de doenças da coluna que afetam milhões de pessoas em todo o mundo.

Hérnia de disco – tratamento cirúrgico

A cirurgia de hérnia de disco, é um tipo de tratamento que consiste em retirar o disco afetado (herniado) próximo ao nervo que está sendo comprimido. O médico cirurgião ortopedista é o responsável pelo tratamento cirúrgico.

Tipos de hérnia de disco

A coluna, é dividida em partes, sendo então: coluna cervical, coluna torácica, coluna lombar, região do sacro, região do cóccix e medula espinhal. 

Dessa forma, a hérnia de disco pode vir a se desenvolver, na cervical, na torácica e lombar, e a lesão discal pode aparecer de três formas diferentes, classificadas como:

Hérnia de disco Protrusa

Esse é o tipo mais comum, em que o formato do disco vertebral perde seu formato, uma vez que a base sofre um alargamento, que fica mais vulnerável a tocar em regiões de grande sensibilidade nervosa, embora, não apresente fissuras.

Hérnia de disco Extrusa

A hérnia desloca as partes externas do disco para fora, havendo um vazamento do núcleo pulposo, o que prejudica a função da vértebra afetada (consequentemente, da mobilidade), além de causar dor excessiva.

Hérnia de disco Sequestrada

A hérnia de disco sequestrada é, sem dúvida, o tipo mais grave e que exige muita experiência do profissional para diagnosticar e indicar o melhor tratamento ao paciente, pois é definida pela lesão total da estrutura fibrosa e extravasamento do núcleo pulposo.

Indicações do tratamento cirúrgico de hérnia de disco

No Instituto Salute sempre consideramos que a qualidade de vida das pessoas é a nossa maior preocupação.

Portanto, o tratamento cirúrgico de hérnia de disco, tem como objetivo promover o alívio da dor e restauração do movimento normal da coluna, que resulta no seu bom funcionamento e que permite a realização das diversas atividades do dia a dia.

Logo, o paciente que apresenta hérnia de disco, é indicado para a cirurgia quando:

  • Sente muita dor, capaz de se locomover realizar as atividades diárias;
  • Sente dormência ou fraqueza na região do disco afetado, sensação de pressão nos nervos;
  • A hérnia de disco está em um grau avançado, onde já comprometeu a bexiga ou intestinos;
  • Sente dificuldade de ficar em pé ou andar.

O que é feito antes da cirurgia de hérnia de disco?

Para um diagnóstico de hérnia de disco preciso, em que seja considerado o tratamento cirúrgico, alguns exames são solicitados:

  • Raio-X para imagens nítidas das vértebras e articulações;
  • Tomografia Computadorizada que fornece varreduras de imagens detalhadas do canal vertebral e das estruturas adjacentes;
  • Ressonância Magnética que possibilita a visualização da medula espinhal, discos e raízes nervosas, por meio de imagens 3D;
  • Eletromiografia que auxilia na identificação e medição dos impulsos elétricos existentes entre os nervos e músculos.

Esses exames são extremamente úteis para dar seguimento ao tratamento cirúrgico e o quanto antes forem realizados, melhores são as chances de intervenção da hérnia de disco.

Tipos de cirurgia para tratamento de hérnia de disco

Os tipos de cirurgia para tratamento de hérnia de disco depende do tipo de compressão que se encontra entre os nervos e a vértebra, além de outros fatores, como localização, condições de saúde do paciente, tamanho da hérnia e anatomia do osso ao redor do disco em questão.

Diante disso, as técnicas que podem ser utilizadas são:

Discectomia cervical anterior e fusão

Indicado para hérnia de disco cervical, consiste em fazer uma pequena incisão no pescoço para remover a hérnia, juntamente com o disco vertebral comprometido, e no lugar, coloca-se parafusos que se fundem com os ossos da região.

Cirurgia tradicional aberto padrão

Chamado de cirurgia aberta, é uma operação que diferente das demais, usa-se instrumentos em que se faz um corte na pele até que a coluna esteja visível para o procedimento.

A cirurgia aberta de hérnia de disco requer anestesia geral, em que se retira parte ou todo o disco intervertebral afetado, preenchendo o local com material artificial que traz de volta o funcionamento da coluna.

Cirurgia minimamente invasiva

Feita com anestesia local e sedação, a cirurgia minimamente invasiva é um dos procedimentos mais atuais, em que por meio de uma pequena incisão na área da hérnia, o cirurgião executa a operação com auxílio de uma câmera especial e microscópio.

Então, por meio de ferramentas cirúrgicas adequadas, o profissional corta (remove)a hérnia e os nervos comprometidos.

Assim, consegue boa visualização da área, sem a necessidade de cortes maiores tal como é feita na cirurgia aberta

O paciente pode ter uma recuperação mais rápida, menor risco de complicações durante e após a cirurgia, como hemorragias e infecções.

Cirurgia a laser 

Outra técnica minimamente invasiva é a cirurgia a laser para remoção da hérnia de disco, que por meio de uma pequena incisão nas costas, um laser especial ou aparelho de radiofrequência remove-se o material da hérnia de disco, causador da compressão do nervo espinhal.

Artrodeses ou fusões para hérnia de disco lombar

​Artrodese (fusão de articulação) ou ainda anquilose artificial são os termos utilizados quando o paciente precisa de um tratamento cirúrgico com aplicação de enxerto em substituição às partes perdidas.

O enxerto ou fixação de um material metálico ou não metálico pode se fundir ao osso ou ainda ser fixado com parafusos, por exemplo, que ajudam na estabilização da coluna e melhoram o funcionamento da vértebra.

Quais os cuidados após a cirurgia de hérnia de disco?

Os cuidados após a cirurgia de hérnia de disco dependem muito de que local ela se encontra, bem como a hérnia afetou o paciente.

Sobretudo, os cuidados serão indicados pelo médico que fez a cirurgia e que fará o acompanhamento após o procedimento, e que deve ser seguido à risca para evitar complicações.

Quanto tempo dura uma cirurgia de hérnia de disco?

Dependendo do local em que se encontra a hérnia, o tipo de cirurgia escolhida e outros fatores, o tempo médio de um procedimento para descompressão do nervo afetado pode ser de 1 hora a 3 horas. 

Hérnia de disco e complicações após a cirurgia

Como todo procedimento cirúrgico, mesmo sendo minimamente invasivo, ainda existem riscos, mas que podem ser evitados quando a equipe médica e estrutura hospital são apropriadas para o atender o paciente.

E no Instituto Salute, esses dois requisitos são primordiais para a segurança do paciente e eficácia do tratamento, que inclusive, nos casos de hérnia de disco, reforçamos que o período de recuperação da área operada é de médio prazo.

No que diz respeito às complicações, em casos raros, os pacientes podem sofrer de dores na coluna, lesões em nervos próximos ao local operado, dificuldades em movimentar a coluna e infecção.

As complicações durante e após a cirurgia estão cada vez menores, uma vez que a medicina tem avançado na parte instrumental e técnica, o que valoriza a decisão de fazer o tratamento cirúrgico para a hérnia de disco e melhorando assim a qualidade de vida.

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.