Escoliose: tratamento com colete
Postado em: 18-08-2021
A escoliose é uma condição que causa uma curva anormal na coluna, e que variando do grau dessa deformação o tratamento com colete pode ser uma alternativa de tratamento satisfatório.
O colete para escoliose, é um dispositivo usado ao redor do tronco que tem como objetivo, evitar o agravamento da curva, além de prevenir a necessidade de uma cirurgia corretiva, quando a escoliose atinge 40 a 50 graus de curvatura, o que ocorre em muitos adultos, que não trataram a condição precocemente (na adolescência).
O colete então, é indicado principalmente para adolescentes, sobretudo, os que sofrem de um tipo chamado de escoliose idiopática, onde até se tem conhecimento, é um agente causador de ordem genética.
O colete para tratamento da escoliose geralmente é feito de material plástico leve e é modelado em um corpo de gesso, respeitando as individualidades do paciente, o grau e tamanho de curvatura, ajudando assim no uso contínuo, que é o trará os resultados esperados para a melhora e diminuição da escoliose.
Logo, o jovem ainda em fase de crescimento, consegue ótimos resultados com o colete, enquanto que este não é indicado para adultos, uma vez que o crescimento ósseo já se chegou no final do seu ciclo, e que a piora do grau da curva tende a aumentar, prejudicando, inclusive órgãos importantes como coração e pulmão.
Quando o colete para escoliose é indicado?
No caso da escoliose idiopática, quando já diagnosticada por um especialista em coluna, o colete é indicado quando o ângulo de curvatura é de 20 a 45 graus de acordo com o teste conhecido como ângulo de Cobb ou que se apresente em progressão acima desse nível.
No caso da escoliose proveniente de doenças neuromusculares, a colocação do colete é indicada desde os primeiros sinais de escoliose. Inclusive, se tiver histórico na família, pode ser mais pronunciado e mais resistente ao tratamento.
A saber, os sintomas da escoliose, e que merecem atenção e orientação médica são:
- Coluna visivelmente curvada;
- Ombro mais alto que o outro;
- Lado do quadril é mais alto que o outro;
- Comprimento das pernas desiguais;
- Problemas para ficar em pé;
- Dor na região lombar.
Como funciona o colete de escoliose?
Os coletes para escoliose, são classificados como órteses, ou seja, são aparelhos de uso temporário, onde o principal objetivo é alinhar, regular ou corrigir alguma parte do corpo, tal como as próteses tal como coletes cervicais utilizados para o tratamento de fraturas na coluna.
O colete geralmente é fixado na região pélvica e os ombros contra a torção, assim sendo, ocorre uma correção da escoliose por meio de várias zonas de pressão e alívio.
A princípio, existem três tipos de colete para tratamento da escoliose, sendo eles o Colete Milwaukee, Colete de Charleston e o Colete Boston.
Colete Milwaukee
Indicado para escoliose idiopática, com curvaturas de Cobb entre 25 a 45 graus, é o tratamento para crianças e adolescentes, do qual previne o aumento da curvatura anormal, sem alterar o crescimento da coluna vertebral.
A saber, o colete para escoliose do tipo Milwaukee, era usado inicialmente para imobilização da coluna vertebral em pacientes na fase de pós-operatório.
Algum tempo depois, os médicos Dr. Moe Spring e Lonstein do grupo Twin Cities, viram utilidade para o tratamento da escoliose com o colete, principalmente, escolioses com curvas superiores a 30 graus.
Seu formato cérvico-torácico-lombo-sacro, ou seja, se alonga do pescoço até a pelve do qual se adequa aos pontos de curvatura da escoliose.
Colete de Charleston
É um tipo de colete desenvolvido para ser utilizado durante a noite, já que seu formato impede a realização das atividades diárias. Seu formato é diferenciado, onde força a correção da curva devido apresentar inclinação para o lado oposto do grau curvado da escoliose.
Colete de Boston
O colete de Boston é muito utilizado para o tratamento contra escoliose, também indicado para melhorar outras doenças e condições como cifose, lordose, fraturas da coluna torácica ou lombar.
É ajustado ao redor do corpo e funciona por meio da pressão exercida em 3 pontos estratégicos da curva.
Quais atividades podem ser realizadas durante o uso do colete para escoliose?
Os coletes de escoliose não podem ser usados durante a prática de atividades esportivas, entretanto, exercícios para escoliose podem ser indicados independentemente do grau de curvatura da coluna.
Benefícios do tratamento com colete para escoliose
Considerando que o diagnóstico seja feito ainda na fase da infância ou adolescência, os benefícios do tratamento com colete para escoliose são os de evitar maiores complicações na vida adulta, além do comprometimento da qualidade de vida.
Os fatores psicológicos relacionados à estética da curvatura característica da doença, além de dores musculares intensas e sensação de fadiga, são outros problemas evitados com o tratamento com colete, que muitas vezes, medicações e exercícios não trazem tal benefício.
Escoliose: tratamento com colete vale a pena?
O tratamento com colete para escoliose é uma alternativa não cirúrgica que apesar da estética da órtese não ser das mais agradáveis na percepção dos jovens, elas garantem bons resultados.
Logo, o apoio dos pais e educadores quanto a necessidade de corrigir a coluna é importante para evitar a desmotivação de seu uso por conta do relacionamento social, em que a criança ou adolescente pode se sentir incomodado com o uso do dispositivo.
Conforme o crescimento ósseo, é possível que um novo colete seja desenvolvido a fim de se ajustar às novas medidas do corpo, efetivando sua eficácia progressiva.
Além disso, alguns cuidados com o aparelho são necessários, como estar bem ajustado ao corpo, ser usado dia e noite ou conforme a prescrição médica, e claro, manter a higiene diária do mesmo.
O paciente que faz uso do colete, também recebe tratamento de fisioterapia, a fim de equilibrar a correção com o crescimento simultâneo da coluna, alinhando a postura de forma equilibrada.
Logo, vale a pena o tratamento com colete para escoliose, em que o esforço temporário em prol de uma vida adulta sem dores, mobilidade ilimitada, saúde e estética em harmonia, são o resultado de um tratamento precoce que eleva as chances de cura e evitam a necessidade de procedimentos cirúrgicos em muitos casos.