Home » Artigos » Ligamento rompido: causas e tratamentos

Ligamento rompido: causas e tratamentos

O ligamento do joelho é uma articulação da qual exigimos bastante e ele deve ficar estável para aguentar o nosso peso e ter liberdade na hora do movimento. Isso porque um simples movimento errado durante a atividade física pode provocar a ruptura deste ligamento. 

O que é ligamento rompido?

De maneira geral podemos dizer que os ligamentos têm a função de unir dois ou mais ossos e proteger as articulações do corpo. 

Eles são formados por um tecido fibroso muito resistente, porém com pouca elasticidade. Ou seja, ele resiste bem às suas necessidades mas, em casos de uma exigência maior, como uma torção, ele acaba se rompendo.

Uma lesão muito comum dos praticantes de esporte é a ruptura dos ligamentos cruzados, justamente por conta de uma torção. Ela acontece quando o nosso pé está fortemente apoiado no chão e a perna sofre uma rotação brusca. E o ligamento, responsável justamente por conter esse movimento, não aguenta com o peso do corpo e se rompe.

Quais são os sintomas

Uma lesão de Ligamento Cruzado Anterior costuma levar ao inchaço da articulação com sangue. Já a lesão de Ligamento Cruzado Posteior não causa muito inchaço. Alguns pacientes relatam falseio e insegurança especialmente quando tentam mudar de direção. O joelho pode dar a impressão de deslizar.

Normalmente, a dor e o inchaço moderado do trauma desaparecem de duas a quatro semanas, mas o joelho permanece instável. Os sintomas de instabilidade e a incapacidade de confiar no joelho para apoio são importantes. 

Como diagnosticar ligamento rompido?

A articulação do joelho tem dois tipos de ligamento cruzado: anterior e posterior. Ambos têm a função de impedir o movimento de translação da tíbia em relação ao fêmur e recebem esse nome porque se cruzam no centro desse local.

Apesar de o ortopedista especialista em joelho conseguir saber quando há um ligamento rompido, a melhor forma de diagnosticar essa patologia é por meio de exames, como o ultrassom ou a ressonância magnética, que é mais aprofundada. 

Qual o tratamento para ligamento rompido?

O tratamento para ruptura de ligamento pode variar de acordo com cada situação e indivíduo. 

Ligamento Cruzado Posterior

De início, o tratamento para esse tipo de ruptura de ligamento não envolve cirurgia. O especialista, normalmente, recomenda o uso de anti-inflamatórios e repouso para diminuir os sintomas. A maioria tem a liberação para apoiar a perna no chão, mas um auxílio é importante para evitar outros traumas.

Agora caso o tratamento não tenha efeito, será necessário fazer uma intervenção cirúrgica com o objetivo de evitar que a tíbia se movimente muito sob o fêmur e trazer de volta a função normal do joelho. Para isso, é utilizado um tendão para substituí-lo, sendo feita por meio da videoartroscopia.

Ligamento Cruzado Anterior

Diferente do Ligamento Cruzado Posterior, o LCA geralmente envolve um tratamento cirúrgico. Entretanto, alguns podem ser tratados com anti-inflamatórios ou por meio da fisioterapia, como uma ruptura parcial de ligamento, por exemplo.

Um ponto que deve ser levado em consideração é que, se não houver uma melhora, deve-se recorrer à cirurgia. Ela é bastante parecida com a do ligamento posterior, fazendo uma reconstrução com o uso da tíbia. 

O procedimento é feito por videoartroscopia a fim de melhorar o acompanhamento do profissional. A recuperação do pós cirúrgico requer repouso e auxílio de sessões de fisioterapia.

Agora você conseguiu entender o que é, como diagnosticar e qual o melhor tratamento para um ligamento rompido?

Caso tenha alguma dúvida ou necessite de auxílio de um especialista para diagnosticar algum problema, entre em contato conosco!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.