Home » Artigos » Infiltração na coluna: quando é necessária?

Infiltração na coluna: quando é necessária?

A infiltração na coluna consiste em um procedimento para alívio da dor de compressão de nervo (hérnia ou protusão) ou de inflamação. Todas essas situações costumam ser manifestações do processo natural de envelhecimento da coluna, conhecido como degeneração discal.

Esse é um tratamento minimamente invasivo, realizado sem corte e sob sedação (o paciente vai para casa em torno de 3 horas depois). A medicação é colocada diretamente no local inflamado, gerando alívio praticamente instantâneo da dor.

infiltracao-na-coluna-quando-e-necessaria

As infiltrações com finalidade de alívio da dor ciática podem ser do tipo epidural interlaminar ou foraminal lombar. Também podem ser feitas infiltrações facetárias, onde são realizadas tanto na coluna lombar quanto na cervical. Esse procedimento pode ser realizado de maneira intra-articular (dentro da articulação) ou bloqueando o ramo medial da raiz (medicação no nervo da faceta).

As infiltrações superficiais podem ser feitas no consultório médico. Geralmente estão indicadas quando há dor muscular ou miofascial e o procedimento é realizado em um ou mais pontos, denominados pontos de gatilho.

O resultado da infiltração pode variar de acordo com o paciente: em alguns casos a dor pode ser resolvida ou amenizada, em outros o procedimento precisará ser repetido após alguns meses.

O Instituto Salute é voltado ao atendimento ortopédico de excelência, com corpo clínico qualificado em todas as especialidades! Agende sua consulta!

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.