A Correção Visual da Postura e sua Influência na Escoliose
Postado em: 03-06-2024
Você já reparou como a postura pode influenciar diretamente a nossa saúde? A Escoliose, que é uma curvatura anormal na coluna, pode trazer uma série de desconfortos para um indivíduo, mas ajustar sua postura de acordo com a percepção visual pode ser muito benéfico para prevenir essa condição ou evitar seu agravamento.
Hoje vamos conversar com mais detalhes sobre o assunto, trazendo dicas e considerações que todos deveríamos saber! Vamos lá?
O que é a correção visual da postura?
A correção visual da postura é uma técnica usada para ajudar indivíduos a melhorar sua postura através de feedback visual. Essa abordagem envolve o uso de espelhos, vídeos ou até aplicativos de realidade aumentada para que a pessoa possa visualizar sua própria postura e fazer ajustes necessários em tempo real.
O papel da correção visual da postura para quem tem escoliose
Algo tão simples como ficar de pé e tentar alinhar sua postura pode ser muito benéfico para sua coluna. Estudos mostram que o cuidado postural pode realmente desacelerar ou até mesmo melhorar a curvatura causada pela “Escoliose”.
A ideia é alinhar o tronco e distribuir o peso de forma que a coluna fique mais estável. É normal que nossa postura vá ficando incorreta no dia a dia, pois nos concentramos em nossos afazeres e não prestamos atenção a esse aspecto.
Começar a se lembrar e ter mais cuidado com essa questão pode fazer uma grande diferença! Estudos mostram que pacientes que seguiram exercícios de postura com acompanhamento visual reduziram a curvatura da coluna em até 10%. Essa porcentagem é muito relevante quando se trata da escoliose.
Técnicas de correção postural visual
As técnicas podem ser realizadas com algumas práticas simples! Os profissionais utilizam desde terapias com espelhos até realidade virtual para mostrar aos pacientes como ficar na posição correta.
Isso fornece um feedback instantâneo e ajuda a fazer ajustes que podem fazer uma grande diferença. Se você ou alguém que conhece sofre de escoliose, confira as dicas de práticas a seguir!
Uso de espelhos
Um dos métodos mais simples e eficazes de correção visual é o uso de espelhos grandes que mostram o corpo inteiro. Coloque um espelho em um local onde você possa se ver enquanto realiza atividades diárias ou exercícios.
Por exemplo, se você está praticando exercícios de alongamento ou fortalecimento recomendados para escoliose, fazer isso em frente a um espelho pode ajudar a corrigir sua postura, garantindo que a coluna esteja alinhada da melhor maneira que você conseguir.
Exercícios de consciência corporal
Fisioterapeutas frequentemente recomendam exercícios de consciência corporal, como o Pilates, que utiliza o princípio do controle através da visualização. O pilates com o apoio de um fisioterapeuta, em particular, é excelente para pessoas com escoliose, pois os exercícios são acompanhados por um profissional qualificado e ajudam a fortalecer os músculos de forma equilibrada e aumentar a consciência corporal.
Usar um espelho durante essas sessões pode intensificar o efeito ao permitir que você veja e ajuste sua postura durante seus movimentos.
Tecnologia de realidade aumentada
Avanços tecnológicos trouxeram soluções inovadoras como aplicativos de realidade aumentada, que podem ser usados para guiar usuários através de exercícios de correção postural. Esses aplicativos usam a câmera do smartphone para analisar sua postura e fornecer feedback visual e corretivo em tempo real, ajudando a realizar ajustes precisos que são difíceis de perceber sem auxílio visual.
Vídeo feedback
Outra técnica útil é a gravação de vídeos de si mesmo. Isso pode ser feito com a ajuda de um profissional ou um amigo.
Ao assistir os vídeos, observe qualquer assimetria ou padrões posturais inadequados. Trabalhar com um fisioterapeuta para analisar esses vídeos pode proporcionar insights valiosos e orientações específicas para melhorar sua postura.
Dicas práticas para fazer seus exercícios
Algumas dicas para facilitar a sua prática incluem:
- Configure um espaço de prática: Organize um espaço em casa com um espelho grande o suficiente para que você possa se ver completamente durante o exercício.
- Consistência é chave: Pratique exercícios de correção postural regularmente. A consistência levará a melhorias visíveis ao longo do tempo.
- Procure orientação profissional: Trabalhar com um fisioterapeuta especializado em escoliose pode garantir que você esteja realizando os exercícios corretamente e de maneira segura.
- Invista em uma prática segura: Ainda pensando no seu bem-estar e segurança, não faça exercícios ou práticas que forcem sua coluna sem supervisão profissional. No dia a dia, tente ter uma maior atenção a questões posturais, fazendo ajustes cuidadosos e com equilíbrio.
Técnicas de correção visual da postura oferecem uma forma eficaz de melhorar a postura e reduzir o desconforto de quem tem escoliose. Seja através do uso de espelhos, tecnologia ou exercícios específicos, há muitas maneiras de incorporar essa prática na sua rotina.
Não deixe de consultar um especialista em coluna para descobrir outros cuidados que farão toda a diferença no seu dia a dia. Entre em contato e agende uma consulta!
Dr. Denis Seguchi Sakai
Ortopedista Especialista em Coluna
CRM SP 119954 | RQE 50935
Leia também: