Home » Artigos » 5 Dicas Essenciais de Prevenção para Quem Tem Risco de Escoliose

5 Dicas Essenciais de Prevenção para Quem Tem Risco de Escoliose

A Escoliose é uma condição que afeta a curvatura da coluna vertebral, demandando atenção para sua prevenção. Essa condição pode ter diferentes causas e existem alguns fatores que aumentam os riscos de ela ocorrer.

Hoje vamos trazer cinco dicas para ajudar a prevenir a escoliose. Continue a leitura para saber mais!

Escoliose

O que é a escoliose e o que aumenta seus riscos?

A escoliose é uma condição médica que afeta a curvatura da coluna vertebral, fazendo com que ela se curve lateralmente em forma de “S” ou “C”. Embora possa ocorrer em qualquer idade, ela é mais comum durante o período de crescimento rápido, como a adolescência. 

A causa exata da escoliose não é sempre clara, mas pode ser devido a fatores genéticos, neuromusculares, congênitos ou idiopáticos (sem causa conhecida). A escoliose pode afetar qualquer pessoa, mas existem fatores de risco que tornam alguém mais provável a desenvolvê-la. 

Os principais fatores de risco incluem histórico familiar da condição, desequilíbrios musculares, assimetrias nas pernas e certas condições médicas subjacentes. O diagnóstico e o tratamento adequado são fundamentais para evitar a progressão da escoliose. 

5 dicas para prevenir escoliose

Prevenir a escoliose é importante, especialmente para aqueles que têm fatores de risco. Aqui estão cinco dicas de prevenção!

1. Cuide da Sua Postura

Cuidados com a postura são essenciais para prevenir e para quem já tem escoliose. Conscientize-se de como você se senta, fica em pé e se movimenta no dia a dia. Evite ficar com a coluna curvada por longos períodos e use cadeiras ergonômicas para suporte.

2. Atenção à Mochila

Se você é estudante ou usa muito mochilas, pastas ou bolsas, saiba que o uso desses acessórios pesados ou mal ajustados pode afetar negativamente a sua coluna vertebral. Use alças largas e acolchoadas, evite carregar muito peso, evite usar a alça de apenas um dos lados do corpo e ajuste corretamente esses itens para distribuir a carga de forma equilibrada.

3. Evite Cargas Pesadas

Evite levantar ou carregar objetos pesados de forma inadequada. Sempre dobre os joelhos ao levantar algo do chão e mantenha a carga próxima ao seu corpo.

4. Fisioterapia e Exercícios de Fortalecimento Muscular

Fazer exercícios que fortaleçam os músculos das costas e do core pode contribuir para a estabilidade da coluna vertebral. É preciso que esses exercícios sejam feitos a partir de orientações profissionais, que levem em conta: 

  • as particularidades da sua coluna (se já existe algum problema, por exemplo);
  • suas características musculoesqueléticas;
  • outras características e condições de saúde. 

Um fisioterapeuta pode ser um bom aliado nesse cuidado, pois pode desenvolver um programa personalizado para fortalecer os músculos necessários.

5. Faça Exames de Rotina

Se você tem fatores de risco para a escoliose, como histórico familiar, faça exames de rotina com um médico ortopedista. O diagnóstico precoce pode levar a tratamentos mais fáceis, caso a condição se desenvolva.

Lembrando que a “Escoliose” pode ser complexa e multifatorial, e nem sempre é possível prevenir completamente. No entanto, seguir essas dicas pode ajudar a reduzir o risco. Sempre consulte um profissional de saúde para orientação específica com base no seu caso.

Esperamos que o conteúdo tenha ajudado. você pode agendar uma consulta entrando em contato pelo WhatsApp!

Leia também:

Entendendo o Desgaste da Cartilagem no Joelho: Condromalácia

Síndrome do Túnel do Carpo: Causas, Sintomas e Tratamento

Este post foi útil?

Clique nas estrelas

Média / 5. Votos:

Seja o primeiro a avaliar este post.