Home » Especialidade » Joelho » Menisco » Quando vale a pena operar o menisco.

O menisco é uma estrutura do joelho de fibrocartilagem, em formato de meia lua. Cada joelho tem 2 meniscos, o medial que fica na parte interna do joelho, e o menisco lateral, que fica na parte de fora. Eles se localizam na articulação, entre o fêmur e a tíbia. 

No passado, acreditavam que não tinham muita função, e sua retirada em cirurgia era um tratamento frequente. Porém por volta de 1960, já havia relatos da sua importância, difundida décadas depois, já com suas funções bem definidas.

Existem vários tipos de lesões meniscais, e dependendo do tipo, o tratamento varia. Podemos tratar sem cirurgia com fisioterapia, ou com cirurgia.

Tipos de lesões: longitudinais verticais, horizontais, degenerativas, degenerativas com obliqua inferior, radiais, em alça de balde, complexas.

Lesões degenerativas, lesões periféricas estáveis, são tratadas sem cirurgia. Já as lesões sintomáticas instáveis, muitas vezes é necessária a cirurgia.

Em relação ao tratamento com cirurgia, o mesmo é feito por vídeo (artroscopia), com o intuito de preservar o menisco. O lema atualmente é salvar o menisco, e jamais retirar menisco que está saudável. Portanto na cirurgia, nós suturamos (costuramos) a lesão para que a mesma cicatrize, ou retiramos partes do menisco que não estão funcionando e estão causando dor. 

Podemos suturar o menisco de 3 maneiras:

  1. Pontos de dentro para fora da articulação (técnica inside-out). Nesta técnica, é necessário realizar uma incisão para dar os nós e proteger a saída das agulhas.
  2. Pontos de fora para dentro (técnica outside-in). Também é necessária incisão para os nós.
  3. Pontos por dentro do joelho (técnica all-inside). Não precisa fazer incisão, os pontos são dados por dentro, através de dispositivo próprio. 

Blog e Notícias

Quando se trata da recuperação após uma Cirurgia na Clavícula, entender o processo e seguir as orientações médicas são cuidados...

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma condição comum que afeta o pulso e a mão, causando dor, formigamento e, em casos mais severos, perda...

As Tendinopatias, conhecidas como lesões nos tendões, são condições que podem causar dor, inflamação e limitação de movimento. Desde...