Home » Especialidade » Joelho » Outras Doenças » Calor local ou gelo?

Pergunta muito frequente dos pacientes: quando devemos colocar quente e quando é melhor o frio (gelo). 

O calor aumenta a chegada do sangue, pois ele dilata os vasos. Já o frio, ele faz o oposto, ele gera uma constrição dos vasos, e portanto, chega menos sangue na região. Por isso, no calor, a pele fica mais avermelhada, e no frio, a pele fica mais pálida ou até mesmo arroxeada. Portanto, quando a intenção é aumentar a chegada de sangue, o calor está indicado; quando a intenção é diminuir, o frio está indicado.

Quando desejamos aumentar o aporte sanguíneo: processos cicatriciais que já passaram da fase inflamatória intensa, como no tratamento de lesões musculares ou tendinites.

Quando desejamos diminuir a chegada de sangue: na fase inflamatória intensa inicial, que o edema excessivo causa dor, como logo que sofremos uma lesão muscular ou contusão.

Portanto, para um mesmo problema, dependendo do momento, será mais indicado quente ou frio. 

Existe também a fase intermediária da inflamação, na qual a troca de temperatura é interessante, com calor e frio intercalado. 

Em síntese, logo que o processo inflamatório se instaura, o ideal é o gelo. Quando estamos no processo final da cicatrização, o ideal é o calor, e na fase intermediária, a troca de temperatura (calor e frio intercalados).

Blog e Notícias

Quando se trata da recuperação após uma Cirurgia na Clavícula, entender o processo e seguir as orientações médicas são cuidados...

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma condição comum que afeta o pulso e a mão, causando dor, formigamento e, em casos mais severos, perda...

As Tendinopatias, conhecidas como lesões nos tendões, são condições que podem causar dor, inflamação e limitação de movimento. Desde...