Home » Especialidade » Joelho » Artrose » Prótese de joelho » Cuidados na academia após prótese de joelho

Você tem uma prótese de joelho, ou tem um aluno com prótese de joelho, e tem dúvidas em relação aos cuidados na academia e nas atividades físicas em geral por conta da prótese?

Primeiramente, quais atividades são recomendadas para quem tem prótese de joelho, e quais não são:

Recomendadas: caminhada, bicicleta ergométrica, pilates, musculação, hidroginástica, transport, tênis de dupla, golf, natação. 

Não recomendadas: corrida, tênis simples, esportes com mudanças bruscas de direção (futebol, basquete, vôlei, handball…).

Existem pacientes que conseguem realizar as atividades não recomendadas sem dificuldades. O problema de exigir muito do joelho com prótese, é a possibilidade desta prótese soltar antes do programado. Uma prótese fica fixa por 10, 15, às vezes até 25 anos. Quando solta, começa a causar dor e sua troca é necessária. Existem pacientes correndo maratonas com prótese no joelho, porém isso não é recomendado. 

Em relação aos exercícios de academia, não há grandes limitações. Uma questão é o quanto o paciente consegue fletir o joelho. Geralmente após a cirurgia de prótese, o indivíduo flete 90 a 120 graus, e portanto, exercícios que exigem flexões maiores do que o joelho está apto a realizar, não são possíveis de realizar. Outra questão é o impacto. Corrida, saltos e agachamentos com salto devem ser evitados, pela questão da possibilidade de soltura precoce. 

Em síntese, é fundamental que a pessoa que tem prótese de joelho realize exercícios regulares, pois a musculatura forte estabiliza e protege a articulação. Exercícios com muito impacto devem ser evitados.

Blog e Notícias

Quando se trata da recuperação após uma Cirurgia na Clavícula, entender o processo e seguir as orientações médicas são cuidados...

A Síndrome do Túnel do Carpo (STC) é uma condição comum que afeta o pulso e a mão, causando dor, formigamento e, em casos mais severos, perda...

As Tendinopatias, conhecidas como lesões nos tendões, são condições que podem causar dor, inflamação e limitação de movimento. Desde...