Tendinite de Aquiles: o que é?
Postado em: 30-08-2021
A tendinite de Aquiles ou tendinopatia de Aquiles é uma inflamação que ocorre no tendão de Aquiles ou no seu revestimento.
Esse tendão fica localizado no calcanhar, sendo uma das estruturas que fazem a ligação entre os ossos e músculos da perna e dos pés.
Quando está inflamado, o tendão de Aquiles costuma provocar dores agudas e sensação de queimação no calcanhar do indivíduo acometido.
Essa doença tem sido majoritariamente designada como tendinopatia de Aquiles, pois esse termo se refere melhor à real amplitude e ramificações desse tipo de inflamação.
O diagnóstico da doença é feito de forma simples e o seu prognóstico é, geralmente, muito favorável.
Venha conosco entender um pouco mais sobre essa condição de saúde!
O tendão de Aquiles: sua localização e anatomia
O tendão de Aquiles é o mais forte do corpo humano, podendo suportar mais de 10 vezes o peso corporal a que está ligado.
Sendo uma espécie de “fita” ou “cordão”, o tendão de Aquiles tem importância crucial para o equilíbrio motor do corpo humano.
Isso porque liga os músculos da panturrilha ao osso calcâneo (calcanhar).
Esse posicionamento estratégico faz recair sobre o tendão de Aquiles a importante função de auxiliar nos principais movimentos dos pés.
Possibilitando que o indivíduo caminhe, por exemplo.
Tendinopatia de Aquiles e suas causas
A tendinite de Aquiles pode ser dividida em dois tipos, que são caracterizados pela localização da inflamação em si.
- Tendinopatia insercional de Aquiles
Esse tipo de tendinopatia acontece na seção inferior do tendão de Aquiles, na região que se interliga ao osso do calcanhar.
- Tendinopatia não-insercional de Aquiles:
Essa espécie de tendinite de Aquiles é causada por esforço repetitivo, sendo muito comum em jovens atletas e pessoas que andam grandes distâncias a pé, por exemplo.
Ela é caracterizada por um inchaço nas fibras do tendão.
Tanto a tendinopatia insercional quanto a não-insercional podem calcificar e provocar danos permanentes ao tendão se não forem tratadas.
As principais causas de inflamações no tendão de Aquiles são o esforço repetitivo e casos em que os seus limites são extrapolados.
Sintomas e diagnóstico
Os principais sintomas da tendinite de Aquiles são:
- dor intensa;
- rigidez na região do calcanhar.
Esses sintomas surgem principalmente quando há a realização de atividades como subir escadas e caminhar, onde o músculo é mais exigido.
Quando os sintomas são notados, um médico ortopedista deve ser procurado para que o diagnóstico seja feito.
O profissional irá examinar os pés e tornozelos do paciente, a fim de notar alguma lesão superficial ou inchaço.
Exames de tomografia ou de ultrassonografia podem ser necessários para aferir a extensão e localização exata das lesões do tendão.
Qual o tratamento para a Tendinite de Aquiles?
A tendinite de Aquiles possui um ótimo prognóstico e formas de tratamento muito simples e eficazes, dando a certeza ao paciente de que ele se livrará do incômodo.
Na imensa maioria dos casos, o tratamento para esse tipo de tendinite consiste em métodos conservadores como o uso de medicamentos anti-inflamatórios por via oral ou injetável, e bastante descanso.
Nesses casos, as dores causadas pela tendinite de Aquiles costumam desaparecer completamente em até seis meses, no máximo, indicando que a inflamação cessou.
Em casos mais graves, quando a lesão se calcifica e prejudica a capacidade motora do paciente, cirurgias podem ser consideradas.
Se a cirurgia for o método de tratamento escolhido, uma posterior fisioterapia poderá ser incluída no programa para a reabilitação completa do paciente.
Se o seu calcanhar doer ou queimar, procure um ortopedista imediatamente, para entender o que está acontecendo com o seu tendão de Aquiles.
Conheça o Instituto Salute e tenha uma Ortopedia de Excelência!