As articulações do nosso corpo possuem um líquido para lubrificá-las, o chamado líquido sinovial. E entre os ossos, temos a cartilagem, estrutura de colágeno. O desgaste desta cartilagem, de maneira difusa, consiste no que chamamos de artrose.
A cartilagem não tem vasos sanguíneos nem nervos, portanto a sua irrigação é realizada pelo líquido sinovial, e para este penetrar na cartilagem, é necessário movimento da articulação e impacto. Por conta da ausência de inervação, a cartilagem não dói. A dor da artrose é proveniente do osso que fica desprotegido pela falta da cartilagem saudável e pela inflamação da articulação. Este vídeo mostra com imagens o osso, a cartilagem e exemplos de joelho normal e com artrose.
As causas da artrose são diversas, mas basicamente dividimos em artrose primária ou secundária. A primária é aquela que não identificamos causa, a articulação simplesmente desgasta. O próprio envelhecimento pode causar a artrose primária. Já a secundária, existe uma causa, a exemplo de infecções na articulação, fraturas, doenças reumáticas, entre outras.
É importante diferenciar lesão de cartilagem de artrose. Quando falamos em lesão de cartilagem (ou lesão condral), nos referimos a lesões focais ou únicas. Já a artrose, é o desgaste difuso da cartilagem articular, e não somente de uma parte.
Vídeo sobre esse assunto, no link: https://youtu.be/KdEZro1F560
Artigo escrito pelo Dr. Luiz Gabriel Betoni Guglielmetti
Médico Ortopedista especialista em Cirurgia do Joelho