O Tendão de Aquiles (tendão calcâneo) é o tendão mais forte do corpo humano, localizado atrás do tornozelo. Liga os músculos da panturrilha ao osso do calcanhar (calcâneo). É o principal responsável para impulsionar a passada, ficar na ponta dos pés e saltar.
As lesões do Tendão de Aquiles podem ocorrer por sobrecarga, principalmente em esportistas que realizam treinos intensos, por uso de calçados inadequados, sobrepeso e alterações biomecânicas como a diferença de tamanho dos membros inferiores e desalinhamento dos pés.
Comumente, o paciente queixa-se de um incômodo súbito na região posterior da perna, como se tivesse levado um chute ou uma pedrada. Às vezes, inclusive, com um estalo audível, que limita para andar e muitas vezes começa a claudicar.
Existe também quadros de tendinite do tendão calcâneo onde um processo inflamatório crônico deixa suas fibras mais fracas e vulneráveis (tendinose), além de provocar dor e dificuldade para andar. Quando a tendinite crônica não é tratada também pode ocasionar a ruptura parcial ou total do Tendão de Aquiles.
O tratamento das lesões do Tendão de Aquiles pode ser feito com uso de imobilizações ou órteses e também com cirurgia reconstrutiva. Para isto, cada caso deve ser visto de maneira individualizada, levando em conta fatores como idade, atividades, demanda funcional e doenças associadas.
Artigo escrito pelo Dr. Noé De Marchi Neto
Médico Ortopedista especialista em Pé e Tornozelo