O Instituto Salute, clínica ortopédica localizada nos Jardins, em São Paulo, conta com médicos ortopedistas especialistas em: Quadril, Pé e Tornozelo, Ombro e Cotovelo, Mão e Microcirurgia, Joelho e Coluna. Conheça mais sobre cada uma delas!
Coluna
A coluna é composta por 26 ossos denominados vértebras, responsáveis por proteger e sustentar a medula espinhal e os nervos.
Existem várias condições e lesões que podem afetar esta estrutura, podendo danificar as vértebras, causar dor e limitar a mobilidade do indivíduo. Entre as principais doenças da coluna estão:
Lombalgia
Dor na região lombar que pode se estender para a região das nádegas, face posterior das coxas mas não muito além do joelho, sem comprometer um trajeto de nervo específico.
Cervicalgia
Dor no pescoço e ombro que varia em intensidade, podendo se estender até o braço. Ela pode ser causada por doenças subjacentes ou por esforços prolongados, dormir em uma posição desconfortável, estresse, manipulação quiroprática ou uso de colares pesados.
Transtornos dos discos (hérnias e protusões)
Como o disco vertebral não tem poder de cicatrização, quando não há circulação sanguínea em seu interior e ele se rompe, fica comprometida a estabilidade desta unidade funcional, o que, aos poucos, reduz a sua capacidade de suportar cargas de pressão.O paciente então passa a sentir cansaço, dores regionais segmentares no tronco ou dores irradiadas para os membros.
Artrose facetária
Desgaste degenerativo da articulação que leva à inflamação. O paciente relata dor que se apresenta no pescoço e ombros e na parte inferior das costas, em alguns casos irradiando para as nádegas e coxas.
Má postura
A postura corporal é como você mantém ou apoia seu corpo de maneira estática ou em movimento, quando está sentado ou dormindo, quando caminha ou quando levanta peso. A má postura corporal pode levar a distúrbios físicos e funcionais que, se não forem tratados, afetam a qualidade de vida do indivíduo.
Ciatalgia
Dor que irradia ao longo do nervo ciático, que desce por uma ou ambas as pernas a partir da lombar. A principal causa é quando uma hérnia de disco ou um esporão na coluna pressionam o nervo.
Espondilólise/Espondilolistese
Defeito no segmento interarticular que gera uma perda de continuidade óssea na região. Ela geralmente é assintomática, mas pode provocar dor lombar profunda.
Estenose canal medular
Estreitamento do canal da medula lombar, que pressiona a corda ou as raízes do nervo isquiático antes da saída pelo forame. Ela pode ser congênita ou adquirida, envolvendo as colunas cervical ou lombar.
Escoliose/Cifose
Deformidade vertebral muito comum, definida como uma curvatura lateral da coluna e caracterizada por profundas alterações estruturais. Muitas vezes, ela está associada à rotação das vértebras e, dependendo do grau da escoliose, pode haver diminuição da capacidade da expansão torácica.
Joelho
O joelho é uma das maiores articulações do nosso corpo, formado pelo fêmur, tíbia e patela. Tudo isso é ligado por estruturas como o menisco, tendões musculares e ligamentos. Esta é uma das áreas que mais sofrem lesões diretas ou indiretas e, para mantê-lo saudável é necessária a estabilidade da articulação. Entre as principais lesões do joelho estão:
Artrose
Por suportarem um grande peso ao longo do dia, é normal que a cartilagem tenha um desgaste com o passar do tempo.
A artrose não tem cura, mas alguns tratamentos colaboram para a redução da dor e manutenção do movimento. Isso inclui desde medicação, terapias, até infiltrações e procedimentos cirúrgicos.
Síndrome patelo-femoral (condromalácia)
Conhecida como joelho de corredor, a condromalácia decorre de um amolecimento da cartilagem que pode ser relacionada a fatores anatômicos. Uma das causas mais recorrentes é a sobrecarga no joelho.
Os principais sintomas dessa lesão são: inchaço em torno da rótula, dor constante no meio do joelho e dor durante atividades rotineiras. O tratamento com fisioterapia pode auxiliar o fortalecimento muscular, além de exercícios que priorizam o alongamento.
Cisto de Baker
Resultante de problemas do joelho, como artrite ou ruptura do menisco, que fazem com que o joelho produza muito líquido lubrificante. Em alguns casos não apresenta sintomas, mas as pessoas podem ter uma protuberância e sensação de aperto atrás do joelho. além de inchaço, nódulo ou rigidez das articulações.
Lesão degenerativa do menisco
O menisco é responsável pela absorção dos impactos realizados sobre os joelhos e fica localizado bem no meio, entre o fêmur e a tíbia. Os sintomas de uma lesão dessa região envolvem dores na parte lateral dos joelhos e o bloqueio do mesmo, que é causado pelo deslocamento do menisco de um lado para o outro, causando estalos e travamento em posições específicas.
Osteocondrite dissecante/Osteonecrose
A osteocondrite dissecante (OCD) é um processo patológico que atinge o osso subcondral do joelho em criança e adolescente (OCDJ) e também em adultos jovens (OCDA) com efeitos secundários sobre a cartilagem articular. Ela causa dor, edema, possível formação de corpos livres e sintomas mecânicos, inclusive bloqueio articular.
A osteonecrose é caracterizada pela morte do tecido ósseo de determinada parte do joelho por falta de irrigação sanguínea.
Ombro e Cotovelo
Os especialistas em ombro e cotovelo são habilitados para corrigir e tratar problemas que acometem estas duas articulações. As principais enfermidades que as acometem são:
Síndrome do manguito rotador
Ruptura nos tecidos que ligam o músculo ao osso em torno da articulação do ombro e costuma ocorrer em pessoas que realizam muitas vezes os mesmos movimentos.
Tendinite calcária
Caracterizada pelo acúmulo de depósitos de cálcio (hidroxiapatita) na região dos tendões do manguito rotador do ombro.
Capsulite adesiva ou ombro congelado
Caracterizada por dor e rigidez na articulação do ombro, sendo mais comum em pessoas com diabetes e que já ficaram com o braço imobilizado por um longo período.
Bursite
Inflamação das bolsas cheias de líquido (bursas) que protegem as articulações e ocorre com mais frequência em articulações que realizam movimentos repetitivos frequentes.
Epicondilite medial e lateral ou cotovelo de tenista
Irritação do tecido que liga o músculo do antebraço ao cotovelo e pode ser causado por movimentos repetitivos do pulso e do braço.
Pé e Tornozelo
A especialidade pé e tornozelo é responsável por atuar nas lesões traumáticas, alterações degenerativas, lesões esportivas, deformidades e todas as patologias ortopédicas que acometem esta parte do corpo humano. Entre as principais patologias de pé e tornozelo estão:
Hálux valgo
O Hálux valgo ou joanete é um inchaço ósseo que se forma na articulação na base do dedão do pé. Algumas das principais causas são sapatos apertados, tensões nos pés e artrite.
Fasceíte Plantar
Inflamação de uma faixa espessa de tecido que liga o osso do calcanhar aos dedos. Os sintomas incluem dor aguda perto do calcanhar que pode ser pior na parte da manhã.
Pé Plano
É uma condição em que toda a sola do pé toca no chão quando o paciente afetado fica de pé. Ela pode ocorrer durante a infância se os arcos dos pés não se desenvolverem, após uma lesão ou devido ao desgaste do envelhecimento.
Dedos em garra
Condição em que os dedos dos pés são dobrados e as juntas ficam para cima, formando uma espécie de garra. Essa condição pode afetar apenas um dedo ou todos eles.
Tendinites (fibulares, Aquiles)
A tendinite dos fibulares pode gerar dor atrás da saliência óssea da lateral do tornozelo e costuma ocorrer após um acidente de entorse. Já a tendinite no tendão de Aquiles, músculo da panturrilha, é muito comum em corredores e acontece normalmente devido à falta de força e alongamento da musculatura.
Quadril
O quadril é uma das maiores articulações do corpo e permite movimentos, isolados ou combinados, em muitas direções. Sua estrutura óssea é composta pela cabeça femoral e pelo acetábulo.
As principais enfermidades que podem comprometer o quadril são:
Artrose
A artrose do quadril é a lesão avançada da cartilagem do quadril associada com alterações ósseas, resultando em dor, limitação das atividades diárias e limitação do movimento.
Necrose da cabeça femoral
A cabeça femoral recebe vasos sanguíneos responsáveis pela sua nutrição, que podem ser rompidos (nos casos de trauma e fratura do colo do fêmur) ou ocluídos por coágulos ou êmbolos de gordura. Isso resulta no infarto da cabeça femoral e a morte das células ósseas.
Impacto femoro acetabular ou Lesão Labrum
Nessa doença ocorre uma ou mais alterações na forma do quadril, que podem ser do tipo CAME, PINCER ou uma combinação deles.
Tendinites dos glúteos ou Bursite Trocantérica
É a principal causa de dor na região do quadril, que é quando ocorre a inflamação do tendão do músculo glúteo médio e/ou mínimo, associada ou não com diversos graus de ruptura.
Displasia do quadril
É uma malformação da articulação do quadril em que o acetábulo apresenta formação inadequada, existindo um aumento do estresse sobre a cartilagem e lábio acetabular.
Dor glútea profunda ou Síndrome do Piriforme
Distúrbio em que o músculo piriforme, localizado nas nádegas, irrita o nervo ciático.
Pubalgia
É um sintoma que está relacionado à dor na região do púbis, ou seja, na união dos ossos da bacia.
Mão e Microcirurgia
Existem diversos ossos que fazem parte da estrutura da mão e sustentam os músculos que permitem com que os punhos e os dedos se movimentem. Algumas das principais doenças que podem afetar as mãos e punhos são:
Rizartrose
Termo dado à artrose que atinge a articulação da base do polegar, chamada de articulação trapézio-metacarpiana, que é formada pelo osso trapézio e pela base do primeiro metacarpiano.
Síndrome do túnel do carpo
A síndrome do túnel do carpo é a compressão dolorosa do nervo mediano, quando este passa pelo túnel do carpo no pulso.
Tendinites (De Quervain)
A tendinite ou síndrome de Quervain é o inchaço e inflamação dos tendões ou bainha dos tendões que movem o polegar para fora.
Cisto sinovial
É um nódulo benigno que acomete os tendões ou as articulações de punhos e mãos.
Dupuytren
Espessamento e enrijecimento graduais de tecido sob a pele da mão, que pode durar anos ou até mesmo a vida toda.
Coluna
Diagnóstico e tratamento das doenças relacionadas a essa região.
Joelho
Cuidado com os ossos, músculos, tendões, ligamentos e articulações, de modo a prevenir ou tratar problemas no aparelho locomotor.
Mão e Microcirurgias
Tratamento de doenças degenerativas e deformidades congênitas de mãos e punhos, além de lesões ósseas, tendinosas, ligamentares, nervosas e musculares.
Ombro e Cotovelo
Tratamento de todo o tipo de doenças e dores nessa região causadas por esforços e movimento repetitivos com os membros superiores.
Pé e Tornozelo
Analisa os danos e deformações das articulações, fraturas, músculos e ossos de toda o pé e tornozelo do paciente.
Quadril
Diagnóstico e tratamento todas as patologias desta articulação, que é responsável pela junção da perna e do tronco.
Dor crônica
A dor crônica é aquela que persiste ou recorre por mais de três meses, persiste por mais de um mês após a resolução de uma lesão tecidual aguda ou acompanha uma lesão que não se cura.