Joanete tem solução?
Postado em: 09-01-2023
O joanete é uma saliência óssea que cresce na articulação na base do dedão do pé. Ele se forma quando o hálux (“dedão”) aponta em direção ao segundo dedo forçando a articulação a ficar maior e projetada para fora.
A alteração possui diversas causas. Sapatos apertados, principalmente os de ponta fina, hereditariedade e ter alguma condição inflamatória, como a artrite reumatoide, são as mais comuns. Afeta mais as mulheres, acima de 40 anos.
Não existe tratamento padrão para todos os casos de joanete. O médico avalia as condições de cada paciente – idade, estilo de vida, estado de saúde, intensidade dos sintomas – antes de propor um tratamento conservador ou cirúrgico.
O tratamento conservador não visa à correção da deformidade. A proposta é aliviar os sinais e impedir a progressão do desvio, incluindo fisioterapia, protetores ortopédicos e medicações.
Há casos graves que exigem cirurgia. A técnica percutânea, por exemplo, permite que o procedimento seja realizado em ambiente ambulatorial através de pequenos orifícios por onde são introduzidos os instrumentos para corrigir o joanete.
Com as técnicas atuais, geralmente o paciente pode apoiar o calcanhar para caminhar já no dia seguinte. Deve andar somente o necessário para evitar inflamações. Ainda assim, pode haver um pouco de dor e inchaço por até um ano após o procedimento.