Cotovelo de estudante, precisa operar?
Postado em: 18-06-2022
O cotovelo de estudante é o nome popularmente conhecido para a bursite olecraniana.
Você conhece esta doença?
Ou sabe se para seu tratamento é necessária a intervenção cirúrgica?
Se sua resposta foi não para alguma das perguntas acima, esse texto pode te ajudar a entender mais sobre a doença e se é preciso operar o cotovelo.
Continue acompanhando para se manter bem informado.
Vamos lá?
O que é o cotovelo de estudante?
Cotovelo de estudante é o nome popular para a bursite olecraniana, ou apenas bursite de cotovelo.
A bursa é uma estrutura que está presente nas articulações do corpo, como joelho, ombro e cotovelo.
A função da bursa é de facilitar o deslizamento dos tendões durante a movimentação.
Chamada de olécrano, a bursa olecraniana está localizada na ponta do cotovelo e é semelhante a uma bexiga preenchida por uma quantidade pequena de líquido.
No entanto, quando esta estrutura está inflamada ou infeccionada, o líquido no interior aumenta e se torna volumoso e evidente.
O principal sintoma é o aumento de volume na ponta do cotovelo, como se tivesse uma bexiga com água no interior do interior.
No entanto, o inchaço do local pode ser indolor, mas de acordo com cada caso pode vir acompanhado de calor, dor e vermelhidão no cotovelo.
Ainda que existam estes sintomas, a movimentação do cotovelo não é afetada.
Quais as causas do cotovelo de estudante?
A inflamação no cotovelo pode ser originada devido a diversas causas comuns.
A principal delas é ficar com o cotovelo apoiado por longos períodos, o que acaba gerando sobrecarga na bursa.
Este é o caso de estudantes universitários e trabalhadores, por isso popularmente ficou conhecido como cotovelo de estudante.
Além disso, outra causa comum são os traumas no local, que podem prejudicar a mobilidade do cotovelo, com aumento de chances de inflamações, infecções e dores na articulação.
Esportistas que utilizam constantemente o movimento do braço também podem sofrer com este tipo de bursite devido ao esforço e repetição do movimento.
É preciso operar para tratar o cotovelo de estudante?
Existem duas opções de tratamento para bursite de cotovelo, uma delas envolve métodos conservadores e outra intervenção cirúrgica.
O tratamento conversador é indicado para todos os casos da doença, mas sua indicação pode variar de acordo com a gravidade do quadro clínico.
São utilizados analgésicos para dor, anti-inflamatórios para a inflamação e em casos de infecção também são prescritos antibióticos.
Além disso, é recomendado o uso de compressas de gelo, uso de cotoveleira e mudança de atividade.
No entanto, para casos mais graves o mais recomendado é a intervenção cirúrgica, quando o tratamento com medicamentos não teve resultado.
O método mais comum é a remoção da bursa inflamada e, na maioria dos casos, o corpo é capaz de regenerar a bursa por conta própria.
Quer saber mais sobre o procedimento cirúrgico do cotovelo de estudante?
Agora você já sabe mais sobre o cotovelo de estudante, suas possíveis causas e opções de tratamento, inclusive a cirurgia.
Caso queira saber mais informações sobre o procedimento cirúrgico e pós-operatório, busque uma clínica especializada.
Nossa recomendação é o Instituto Salute de ortopedia, que conta com profissionais capacitados para te atender, tirar suas dúvidas e realizar os melhores procedimentos.
Agende sua consulta e conheça!